Teoria de Aprendizagem de Vygotsky (1896-1934)

1. Teoria de Aprendizagem de Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934)

Psicólogo russo, pesquisou sobre a literatura, psicologia e educação, dedicando-se aos campos da pedagogia e psicologia. Estudou os processos psicológicos superiores (aqueles que caracterizam o funcionamento psicológico tipicamente humana). Acções conscientemente controladas, atenção voluntária, memorização activa, pensamento abstracto, comportamento intelectual.

Vygotsky focalizou as seguintes ideias básicas:

• As funções psicológicas têm um suporte BIOLÓGICO, pois são produtos da actividade cerebral;
  • O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico.

Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está directamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história da humanidade

3.1. Conceito básico da Teoria

Mediaçãoa aquisição de conhecimento pela interacção do sujeito com o meio, ou seja, o conhecimento e sempre mediado.

Para Vygotsky, a vivência em sociedade e essencial para a transformação do homem, do ser biológico em ser humano. E pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permite nosso desenvolvimento mental.

Para Vygotsky, a aprendizagem é processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores, etc. A partir de seu contacto com a realidade, o meio ambiente, as outras pessoas. É um processo que se diferencia dos factores inatos (a capacidade de digestão, por exemplo, que nasce com o indivíduo) e dos processos de maturação do organismo, independentes da informação do ambiente (maturação sexual, por exemplo) (Oliveira, 1993: 57)

Vygotsky dá ênfase à interacção social como condição fundamental da aprendizagem. É a aprendizagem na interacção humana que leva o indivíduo a adquirir qualidades humanas, o que provoca o desenvolvimento psíquico do indivíduo.

• O nível de desenvolvimento real ou actual refere-se ao conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, aptidões, atitudes, valores, processos psíquicos que o indivíduo possui no momento em que inicia a aprendizagem de algo.
  • O nível de desenvolvimento potencial designa o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, aptidões, atitudes, valores, processos psíquicos que o indivíduo pode atingir a partir do nível de desenvolvimento, real ou actual no processo de ensino aprendizagem.

Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal ou potencial como: a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes (Oliveira, 1993:60).

De forma mais simples pode-se afirmar que a zona de desenvolvimento potencial ou proximal compreende os conhecimentos e valores que a criança pode adquirir, as habilidades, hábitos, aptidões, atitudes e qualidades de comportamento que pode desenvolver a pouco e pouco com a ajuda dos adultos e outras crianças.

3.2. Aplicações Pedagógicas da Teoria de Vygotsky

• O professor deve, em 1º lugar, diagnosticar o nível de conhecimentos, habilidades e aptidões dos alunos quando inicia sua actividade numa turma, para conhecer o nível real ou actual dos alunos;
  • Sempre que introduzir um conteúdo novo deverá reactivar os conhecimentos anteriores dos alunos relacionados com a matéria a ser tratada, através de perguntas.
  • O novo conteúdo deve ser dado a partir de perguntas sobre o novo conceito de forma a colocar os alunos em situação de análise de suas opiniões e, ajudados pelo professor, a enunciarem o novo conceito. Deste modo, o professor terá em conta as experiências e conhecimentos anteriores dos alunos, o contexto em que os alunos vivem;
  • O professor deve ser facilitador, orientador dos alunos, de sua interacção na análise e na síntese, na elaboração ou construção do novo conhecimento.

A teoria de Vygotsky é aplicável no processo de ensino-aprendizagem, exigindo que o professor parta dos conhecimentos e experiências anteriores dos alunos quando pretender introduzir os conteúdos e os conduza a elaboração de novos conhecimentos com sua ajuda através da colocação de actividades.

A aprendizagem é um processo activo de assimilação de conhecimentos, em que os novos conhecimentos são relacionados com as experiências e conhecimentos anteriores do sujeito que aprende, e, como consequência, são incorporados modificam tais conhecimentos.

Vygotsky também considera a aprendizagem como processo activo de aquisição da cultura humana em que a consideração de experiências e conhecimentos anteriores desempenham uma condição fundamental para conduzir o sujeito que aprende a níveis mais altos de aprendizagem.

Deste modo, Piaget e Vygotsky colocam a intervenção activa dos processos cognitivos do sujeito que aprende como condição de aprendizagem.

Os processos de maturação são considerados como condição de novas aprendizagens e consequentemente de desenvolvimento em Piaget enquanto que Vygotsky considera que nos primeiros anos de vida factores biológicos de maturação são os mais determinam a aprendizagem.

A partir do momento em que a criança começa a falar activamente, os factores ambientais ligados a aprendizagem, assumem um papel preponderante para o desenvolvimento psíquico.

OLIVEIRA, M. K.. Vygotsky. Aprendizado e Desenvolvimento: Um Processo Sócio-Histórico. São Paulo, Editora Scipione, 1993.

RODRIGUES, A. & BILA, L. V. Módulo de Psicologia de Desenvolvimento e de Aprendizagem. Maputo. Universidade Pedagógica. S/d.