Filo Platelmintas: Morfologia do filo platelmintas, Reprodução dos Platelmintas e Ciclo de vida da Ténia

Filo platelmintas

O nome destes organismos está relacionado com a forma do seu corpo, que é geralmente achatado dorsoventralmente.

Alguns têm vida livre vivendo na terra húmida ou na água mas grande número deles são parasitas.

Morfologia do filo platelmintas

Dos organismos que têm simetria bilateral, os Platelmintas são os mais simples, na medida em que ainda apresentam características muito primitivas.

Possuem apenas uma abertura no tubo digestivo e não têm sistema circulatório e respiratório diferenciados.

Possuem uma concentração de órgãos de sentido na extremidade anterior do corpo. Apesar desta simplicidade são mais complexos que os celenterados, pois para além da simetria bilateral possuem:

  • Verdadeiros órgãos (excretores, nervosos, digestivos e reprodutivos);
  • Três camadas germinativas: ectoderme, mesoderme e endoderme.

Alguns Platelmintas não apresentam cavidade digestiva (ténia), enquanto que noutros essa cavidade está presente.

Reprodução dos Platelmintas

Os platelmintas podem reproduzir-se sexuada e assexuadamente por fragmentação. De uma forma geral são hermafroditas, possuindo simultaneamente órgãos produtores de gâmetas masculinos e órgãos produtores de gâmetas femininos. O hermafroditismo é geralmente insuficiente sendo necessária a intervenção de dois indivíduos para a fecundação

Por exemplo, a Ténia apresenta hermafroditismo suficiente (possui órgãos reprodutores masculinos e femininos, não precisando de um cruzamento).

Dentro dos Platelmintas existem as seguintes classes:

  • Classe Turbelária – representada pela Planária da água doce.
  • Classe Trematoda – representada por Shistossoma Mansoni.
  • Classe Cestoda – representada pela Ténia (parasita intestinal).

Destas classes você vai estudar o ciclo de vida da Ténia.

Ciclo de vida da Ténia

As ténias têm o corpo em forma de fita muito longo. Numa extremidade apresenta o escólex que se fixa à parede intestinal. Segue-se uma cadeia de segmentos denominados proglótides. Cada proglótide possui testículos e ovários que produzem ovos.

Quando uma pessoa é afectada pelas ténias, as proglótides da extremidade oposta ao escólex, cheia de ovos, desprendem-se e são expulsas com as fezes.

No ovo desenvolve-se o embrião e quando ingeridos pelo hospedeiro intermediário (porco), as larvas libertam-se no tubo digestivo, atravessam a parede do intestino e vão enquistar-se num músculo, originando formas larvais, os cisticercos. O homem é infectado quando come carne de porco com cisticercos que esteja crua ou mal cozida. No tudo digestivo humano, os sucos destroem o invólucro do cisticerco, libertando-se a larva, que se fixa na parede do intestino e começa então a desenvolver-se.

Fig. 7: Ciclo de vida da Ténia.


Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 3 de Biologia: Estudo e classificação dos seres vivos do reino animalia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários