Marketing Mix: Conceito, Factores e Características

Marketing Mix

Introdução

Qualquer actividade ou organização sofre influência de um conjunto de variáveis oriundos do ambiente em redor, sobre os quais não pode exercer qualquer controlo a não ser prevenir as ameaças e aproveitar as oportunidades. Os empreendedores, organizações ou empresas dispõem de um conjunto de meios que os permitem controlar e actuar sobre o mercado. Estes meios são os quatro elementos que são: o produto, preço, praça e promoção.

Nesta lição, abordaremos particularmente em que consiste o marketing mix e a descrição dos quatro elementos que o compõem.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Explicar o que é Marketing mix;
  • Descrever os quatro elementos do Marketing-Mix.

Marketing - Mix

O marketing-mix consiste num esforço de procurar incorporar características em cada um dos seus quatro elementos para que o produto ou serviço se torne mais atractivo ou mais útil. Desta forma os consumidores sentem-se atraídos a adquiri-lo ou a optar por ele em detrimento dos produtos oferecidos pelos outros fornecedores ou concorrentes.

Exemplos dessas características ou sub factores são apresentados no quadro a seguir.

Exemplos de sub factores dos quatro elementos de marketing

Produto:

Qualidade, características, estilo, marca, embalagem, garantias, assistência técnica e outros serviços.

Praça:

Canais de distribuição, cobertura geográfica, pontos de venda, quantidade de stocks, transporte.

Preço:

Nível de preço, descontos ou reduções, condições de pagamento.

Promoção:

Vendedores (força de venda), publicidade, relações públicas, anúncios, cartazes.

A - Produto

Produto – é qualquer objecto ou coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição ou consumo.

No passado as empresas organizavam-se em torno do produto e produziam aquilo que o consumidor nem sempre queria comprar. Com o aumento da capacidade de produção e de oferta, aceleração da concorrência e o aumento do poder de compra, o cliente ou consumidor é cada vez mais exigente e insatisfeito. Por isso, a lógica de marketing deslocou a sua atenção para o consumidor no sentido de incorporar no produto características e qualidades que vão ao encontro da satisfação das necessidades ou vontades dos consumidores.

Estas características podem ser físicas (dimensões, peso, cor, estilo) ou outras características tais como marca do produto, qualidade, embalagem, gama ou variedade, garantia, serviços de assistência e outros. Por exemplo alguns consumidores são atraídos quando sabem que um determinado produto é duma marca famosa como NIKE, Coca-Cola, etc ou quando apresenta uma embalagem atractiva.

B - Preço

O preço é o valor monetário de um produto. Um empreendedor deve vender os seus produtos a preços que atraiam os consumidores. Em geral os preços pelos quais os produtos são propostos para venda devem ser suficientemente baixos para levarem os clientes a comprar e suficientemente altos para que o negócio seja lucrativo.

C – Praça ou distribuição

Distribuição – é o conjunto das actividades realizadas pelo produtor ou seu intermediário para conduzir ou colocar o produto junto ao consumidor.

O produto pode ser bom e a um baixo preço mas se não chega às mãos de quem dele necessita, o objectivo de vender nunca é atingido.

Para a colocação do produto é necessário definir um circuito de destribuição, isto é, o caminho percorrido pelo produto ou serviço desde ao produtor até ao consumidor que trataremos mais adiante.

D – Promoção

Promover significa informar e levar os clientes a comprar os produtos. Os compradores devem estar atentos e motivados para comprarem esses produtos.

A promoção é feita através da comunicação. Comunicar é tornar comum uma informação, uma ideia ou uma atitude.

Para dar a conhecer os produtos, para atrair clientes potenciais, para alterar atitudes e comportamentos dos consumidores é importante que se estabeleça uma comunicação com o público.

A promoção pode ser feita com recurso a publicidade (anúncios, cartazes, rádio, televisão ou ou meios de comunicação social) e também com recursos a vendedores da empresa que fazem o contacto directo com os potenciais clientes.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Empreendedorismo: Aprovisionamento e marketing. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários