Plano de Marketing

Introdução

Marketing é tudo aquilo que você faz para procurar saber quem são os seus clientes e o que eles necessitam e querem.

O Marketing é um elemento importante do processo de iniciar o seu negócio. Não importa se o seu produto ou serviço é bom, se não faz o marketing no modo certo, ninguém vai comprá-lo.

Nesta lição falaremos de como elaborar o plano de marketing baseado nos pontos e particularmente relativos às variáveis produto e ao preço.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

• Elaborar um plano de Marketing
  • Desenvolver habilidades de recolha de informação.

Recolha de informações (pesquisa de mercado)

Começando com a sua ideia de projecto, deve agora recolher mais informações sobre os seus clientes e concorrentes através da pesquisa de mercado. Seguidamente, use as informações da sua pesquisa de mercado para fazer o seu plano de marketing.

Eis alguns exemplos de como você pode procurar saber mais dos seus clientes e concorrentes:

1º Fale com os potenciais clientes. Pergunte-os, por exemplo:

• Quais produtos ou serviços eles querem comprar.
  • Que avaliação faz dos seus concorrentes.

2º Estude os negócios dos seus concorrentes. Procure saber o seguinte:

• Como é a qualidade e desenho dos seus produtos ou serviços;
  • Quais são os preços que eles cobram;
  • Como atrair os clientes para comprarem os seus produtos.

3º Pergunte aos distribuidores e amigos empresários:

• Quais mercadorias com maior volume de venda nos seus negócios;
  • Que avaliação faz da sua ideia de negócio;
  • Que avaliação faz dos produtos dos seus concorrentes.

4º Leia jornais, catálogos, jornais comerciais, revistas, para procurar informação e ideias de novos produtos ou serviços.

Tipo e características de produto

Você tem de decidir quais os tipos de produtos ou serviços que vai oferecer tendo em conta a qualidade, cor, tamanho, embalagem, marca a ostentar, etc.

Ao conhecer as necessidades dos seus clientes, você pode decidir que produtos ou serviços irá oferecer. Por exemplo.

• Refrigerantes satisfazem a necessidade de se sentir fresco quando o tempo está quente;
  • Bicicleta satisfaz a necessidade de transporte;
  • Rádios satisfazem a necessidade de notícias e divertimentos.

No seu plano de marketing deve descrever cada um dos seus produtos ou serviços ou gama de produtos.

Nível de preço

Você tem de decidir sobre os preços a cobrar e quais os descontos a efectuar e se vai vender a crédito. Para fixar os preços, você tem de saber:

• Os custos do seu produto;
  • Quantos clientes estão dispostos a pagar;
  • Os preços cobrados pelos seus concorrentes.

Praça ou canais de distribuição

A Praça é sempre muito importante para os retalhistas, grossistas e prestadores de serviços, porque os seus negócios precisam de estar em local que é conveniente para os clientes. Se for um fabricante a localização significa também método de distribuição que vai usar para os seus produtos.

Se o seu projecto não estiver localizado perto dos seus clientes, você precisa procurar modos de buscar os seus produtos a um local onde é fácil para os clientes comprarem, isto é distribuição. Escolha entre a distribuição directa, retalhista ou grossista.

Promoção

Promoção, significa informar e atrair clientes para comprarem os seus produtos ou serviços. Usa-se a publicidade e promoção de vendas.

Publicidade visa dar informação aos clientes para interessá-los em comprar os seus produtos ou serviços. A promoção de vendas é tudo que você tem de fazer para influenciar os seus clientes comprar, ou comprar mais, quando vêm ao seu negócio.

Quanto ao tipo de promoção você escolhe, depende do que você vende. É também importante considerar o custo da promoção que você planeia fazer.

MINEDH. Módulo 4 de Empreendedorismo: Aprovisionamento e marketing. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.