Processo de libertação de energia. Fontes de energia

Processo de libertação de energia e Fontes de energia

Introdução

A vida é trabalho. A célula organiza constantemente pequenas moléculas, sintetizando com elas polímeros como as proteínas e o DNA; bombeia substâncias através da membrana; muitas realizam movimentos e mudam de forma; crescem e dividem-se, ou seja a célula tem de manter a sua própria organização. Para realizar estas actividades, a célula requer energia que vem do exterior.

Processo de libertação de energia na célula

Necessidade e energia

A célula precisa de energia para realizar constantemente o trabalho nomeadamente

  • Construção de moléculas complexas;
  • Organização de moléculas em estruturas;
  • Manutenção da organização celular;
  • Reprodução da organização na nova geração.

Fonte de energia na célula

A principal fonte para o fornecimento de energia na célula é a glicose. Para além da glicose, a célula usa como fonte alternativa para aquisição de energia as proteínas, lípidos e hidratos de carbono.

Para que os compostos forneçam energia para actividade celular, é necessário que haja reacções químicas que ocorram com a quebra de ligações químicas iniciais e formação de novas ligações. Nesse processo liberta-se energia que formava as ligações iniciais. Portanto, no primeiro caso, a energia provém do ambiente e no segundo caso, a energia é libertada para o ambiente.

Para que uma reacção se inicie deve haver certas colisões entre os átomos das substâncias envolvidas. Quanto maior for o número de colisões, mais fácil será a reacção química entre os reagentes, e esse número depende da energia cinética das moléculas, isto é, da sua agitação. Mas, para que estas se agitem é necessário fornecer energia ao sistema.

Essa energia, que é necessário fornecer para iniciar uma reacção química, denomina-se energia de activação. Essa energia é fornecida sob forma de calor para acelerar a velocidade das reacções químicas.

Reacções químicas

As reacções químicas que têm lugar na síntese e no catabolismo dos componentes ao nível do organismo vivo são todas imprescindíveis para a sobrevivência do organismo. Existem inúmeros sistemas de classificação para as reacções químicas.

Reacções endergônicas e reacções exergônicas

Quando as moléculas estão activadas podem estabelecer-se ou romper-se ligações químicas para formar produtos diferentes.

Reacção exergônica ou exotérmica, é aquela em que os produtos têm uma menor quantidade de energia de ligação que os reagentes, verifica-se libertação de energia.

Se a energia for calorífica esta reacção denomina-se exotérmica. Isto acontece quando a energia gasta na ruptura das ligações é menor que a energia libertada na formação de novas ligações.

Reacção endergônica ou endotérmica, é aquela em que a energia de ligação nos produtos da reacção é superior á contida nos reagentes.

Se a energia fornecida for o calor, denomina-se endotérmica. Verifica-se quando a energia gasta na ruptura das ligações é maior que a energia que se liberta ao estabelecerem-se novas ligações.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 4 de Biologia: Citologia. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários