Ciclo Biológico das angiospérmicas

Ciclo Biológico das angiospérmicas

Introdução

Ciclo de vida define-se como o período que começa com a formação do ovo-zigoto ou esporo, e termina com produção de outro ovo-zigoto ou esporo diferente daquele que lhe deu origem.

No ciclo de vida das Angiospérmicas, existem duas gerações alternantes: A geração esporófita que inicia no zigoto, o qual origina o embrião.

A geração gametófita que se inicia com a formação do saco embrionário e dos grãos de pólen, originados por meiose espórica.

Ciclo biológico das angiospérmicas

A reprodução sexuada resulta na formação de células reprodutoras masculinas e femininas que unidas originam o ovo-zigoto. A união de gâmetas (fecundação), envolve a fusão de núcleos (cariogamia). Para que da união de gâmetas resulte um ovo com o número normal de cromossomas da espécie (2n), e necessário que numa fase do ciclo de vida da planta tenha ocorrido uma divisão celular (meiose) que reduza a metade (n) o número de cromossomas da espécie. A reprodução sexuada caracteriza-se por dois fenómenos: a meiose que reduz o número de cromossomas para (n) e a fecundação que repõe esse número para (2n).

Há vários tipos de reprodução sexuada: Isogâmica (quando as duas células sexuais são morfologicamente semelhantes); anisogâmica (quando as duas células sexuais são morfologicamente diferentes) ou oogamia quando o gâmeta feminino (óvulo nos animais e oosfera nas plantas) é imóvel e gâmeta masculino (espermatozóide nos animais e anterozóide nas plantas) é móvel .

Alternância de fases nucleares e de gerações

Alternância de fases nucleares

Dos fenómenos da meiose e da fecundação resulta sempre, na reproduçãosexuada, uma alternância de fases nucleares característica: Fase haplóide ou haplofase (com n cromossomas) : tem início nas células que resultam da meiose.

Fase diplóide ou diplofase com (2n cromossomas) tem início no ovozigoto.

Nas plantas a meiose pode ocorrer ou logo a seguir a formação do zigoto (meiose pos-zigótica ) ou na formação dos esporos (meiose preespórica) ou ainda na formação de gâmetas (meiose pré-gamética) . A extensão relativa das duas fases nucleares é variável consoante o momento da ocorrência da meiose.

Alternância de gerações

Nas plantas além da alternância de fases nucleares ocorre também uma alternância de gerações. A geração gametófita alterna com a geração esporófita.

Geração gametófita e uma parte do ciclo de vida da planta que começa com a germinação de esporos e termina com a formação de gâmetas, geração esporófita e uma fase do ciclo de vida que começa com o zigoto e vai até à formação de esporos. A importância relativa das duas gerações depende da posição das espécies na escala evolutiva.

Desse modo as plantas conseguem aproveitar as vantagens dos dois tipos de gerações: durante a geração gametófita aumenta a variabilidade genética entre os indivíduos (pela união de cromossomas de indivíduos diferentes) e durante a geração esporófita há uma maior dispersão das populações (pela disseminação dos esporos).

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 2 de Biologia: Estudo e Classificação dos seres vivos do reino plantae. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários