Seres procarióticos – Reino Monera

Seres procarióticos – Reino Monera

É sabido actualmente que existem milhares de espécies de seres procarióticos e eucarióticos. Nesta lição você vai aprender sobre seres procarióticos no Reino Monera.

Terminologia

  • Arqueobactérias – Bactérias primitivas.
  • Eubactérias – Verdadeiras bactérias.
  • Autotrófico – Ser vivo capaz de produzir a matéria orgânica a partir da matéria inorgânica.
  • Heterotrófico – Ser vivo incapaz de produzir a matéria orgânica a partir da inorgânica.

Características dos seres procarióticos

Os seres procarióticos são todos unicelulares e falta-lhes um núcleo organizado, com membrana nuclear. Não possuem cromossomas complexos como dos organismos eucarióticos, rectículo endoplasmático, mitocôndrias, cloroplastos, ou outro tipo de plastos, nem flagelos do tipo fibrilar comum nas células eucarióticas.

Quase todos possuem parede celular rígida constituída por unidades polissacarídeas com aminoácidos incorporados.

Alguns procarióticos têm a capacidade de formar esporos, estruturas reprodutoras que lhes permitem sobreviver em condições desfavoráveis.

Quando as condições se tornam favoráveis os esporos germinam e originam novas células.

Geralmente reproduzem-se assexuadamente.

Os seres vivos do Reino Monera estão agrupados em dois filos:

  • 1- Filo Schizophyta – esquizófitas ou bactérias / arqueobactérias.
  • 2- Filo Cyanophyta – cianófitas ou algas azuis / eubactérias.

Filo bactérias

São os menores organismos celulares e os mais abundantes no mundo. Esta abundância deve-se essencialmente a grande velocidade de divisão celular e também a sua grande resistência.

Estrutura das bactérias

Da célula bacteriana fazem parte o citoplasma envolvido pela membrana citoplasmática, o material nuclear e a parede celular.

célula bacteriana

Figura 3: Representação esquemática de uma célula bacteriana.

Como poderás observar o citoplasma simples está envolvido por uma membrana citoplasmática e mais externamente por uma parede celular. Por fora da parede, nalgumas bactérias, existe uma cápsula.

Os procarióticos possuem ribossomas um pouco menores que os das células eucarióticas, possuem por vezes reservas alimentares e pigmentos.

Alguns tipos de bactérias têm flagelos que permitem a sua deslocação no meio. O material nuclear bacteriano forma um cromossoma constituído por uma molécula circular de DNA.

Formas das bactérias

As bactérias podem ser esféricas – cocos, em forma de bastonete – bacilos, espiraladas – espirilos – ou ainda em forma de vírgula – vibriões.

Figura 4: Algumas formas das bactérias. 

No corpo humano é muito fácil encontrarmos bactérias. Podem desenvolver-se na pele nos dentes, nas unhas, no cabelo, etc .

Nutrição e metabolismo

As bactérias apresentam todos os tipos de nutrição – heterotrófica e/ou autotrófica – sendo então a maioria heterotrófica.

As bactérias autotróficas podem utilizar como fonte de energia o sol. São fotossintetizantes, ou utilizar a energia resultante da oxidação de compostos orgânicos – são quimiossintetizantes.

Reprodução

O processo de reprodução mais frequente nas bactérias é a bipartição. No entanto, ocorre nas bactérias um processo de reprodução chamado conjugação do qual resulta da transferência de informações genéticas de umas bactérias para outras.

bactéria em multiplicação por bipartição
Figura 5: bactéria em multiplicação por bipartição



Figura 6: bactérias em multiplicação por conjugação

Agora vamos realizar conjuntamente as actividades que se seguem para que possa aprender como usar o conhecimento que acaba de adquirir.

Referências bibliográficas

  • MINEDH. Módulo 1 de Biologia: Sistemática, estudo e classificação dos seres vivos no reino Monera e dos fungos. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários