Vantagens e desvantagens do empresariado

Introdução

Na lição anterior vimos que uma carreira empresarial é um envolvimento a longo prazo em actividades empresariais com o objectivo de obter lucro. Essas actividades podem incluir o comércio, a prestação de serviços, a indústria, a agricultura, etc. O motivo que leva qualquer pessoa ou individuo a escolher uma carreira empresarial é obter lucro, que é conseguido assegurando que os rendimentos do empreendimento ultrapassem as despesas de funcionamento.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

• Descrever as vantagens e desvantagens do empresariado.
  • Distinguir os tipos de empresariado na sua região.

Escolha duma carreira empresarial

Estimado(a) estudante, para tornar mais fácil e compreensível a abordagem da temática da escolha duma carreira empresarial, consideremos as seguintes premissas determinantes e fundamentais para escolha desta carreira:

1. Ter uma meta

Para escolher uma carreira empresarial é preciso ter uma meta. Uma meta é a razão ou motivação para uma pessoa ou individuo se dedicar a um empreendimento.

Um exemplo duma meta nos negócios é “ser independente na tomada de decisões”. Outra virtude é “tornar-se um empresário de sucesso”.

2. Analisar as vantagens e desafios dos negócios

Ao decidir sobre uma carreira empresarial e a forma de empreendimento a iniciar, a pessoa ou individuo tem em consideração as vantagens e desvantagens de seguir essa carreira que assume no quadro seguinte.

Vantagens e Desvantagens duma Carreira Empresarial

Vantagens de estar numa carreira empresarial

Desvantagens de estar numa carreira empresarial

Oportunidade de ser independente;

Investir as capacidades e os recursos total e produtivamente;

Colher os benefícios financeiros;

Ser útil à sociedade;

Liberdade de tomar iniciativas e fazer inovações;

Respeito e reconhecimento pela sociedade.

Incerteza do rendimento;

Correr riscos;

Longas horas de trabalho árduo;

Menor qualidade de vida no começo;

Responsabilidades pessoais pelos fracassos.

3. Tomar o compromisso de se dedicar aos negócios

O compromisso de se dedicar aos negócios requer muita pesquisa e autoanálise. O desejo de se tornar um empreendedor deve ser superior à vontade de trabalhar por conta de outrem (emprego pago).

Se uma pessoa ou indivíduo vai se dedicar aos negócios deve fazer uma auto-análise. Este processo envolve a análise das forças e fraquezas pessoais ou individuais, dando especial atenção à experiência empresarial e ao nível académico.

As fraquezas devem ser enumeradas numa folha de papel à parte e as forças noutra. Depois de enumerar tanto as forças como as fraquezas então pode analisar se está preparado para iniciar uma carreira de empresário. É importante compreender que a decisão de abraçar a carreira depende mais das forças pois, estas oferecem as únicas oportunidades verdadeiras. Contudo, o lado das fraquezas mostra áreas que uma pessoa ou indivíduo tem que gerir com seriedade e cautela para poder ter sucesso nos negócios.

4. Escolher uma forma legal de empresa

Uma das decisões importantes que um empreendedor tem que tomar é a escolha da forma legal ou estrutura da sua empresa. Esta decisão é importante porque a escolha afecta os direitos, deveres e obrigações do empreendedor e da empresa.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.