Evolução do encéfalo, estrutura e funções e Doenças do Sistema nervoso

 Evolução do encéfalo, estrutura e funções

O encéfalo dos vertebrados é a maior região integradora do sistema nervoso e o principal centro de coordenação do corpo. Em todos os vertebrados, desde peixes até mamíferos, ele tem a mesma estrutura básica.

O sistema nervoso tem origem no tubo neural. Na sua região anterior surge uma pequena vesícula encefálica que sofre vários estrangulamentos. Resultam assim, as cinco vesículas definitivas que compõem o encéfalo e pelas quais se estende a medula espinal, para trás, ao longo da região dorsal.

Em todos os vertebrados, desde peixes até mamíferos, o encéfalo tem a mesma estrutura básica.

Fig. 6 – Comparação entre os encéfalos de vertebrados


Características e função das vesículas definitivas do encéfalo

Vesículas

primitivas

Vesículas

definitivas

Regiões

Características e funções

 

 

 

Encéfalo anterior

 

 

 

Telencéfalo

 

 

 

Hemisférios

cerebrais

Controlo das acções motoras voluntárias, integração dos

estímulos sensoriais, raciocínio, aprendizagem, pensamento, fala e memória.

O córtex cerebral divide-se em bolbos e em cada um deles, existem áreas associadas com funções específicas: córtex motor, córtex sensorial, córtex auditivo e córtex visual

 

 

 

Diencéfalo

Tálamo

Integra o córtex cerebral e a medula espinal.

 

 

Hipotálamo

Centro de controlo da fome, da sede, da manutenção da temperatura, da osmolaridade do sangue, do metabolismo de gorduras e hidratos de carbono. Relaciona-se também com regulação do sono.

Encéfalo médio

Mesencéfalo

 

Em vertebrados inferiores, associa-se aos sentidos da visão e da audição.

 

 

Encéfalo posterior

Metencéfalo

Cerebelo

Coordenação motora e manutenção do equilíbrio.

 

Mielencéfalo

 

Bolbo raquidiano

Centro regulador de actividades vitais, como a respiração, a pressão arterial, a frequência cardíaca, a transpiração, os movimentos peristálticos e a produção de secreções digestivas.

 

Memória

Actualmente, os cientistas definem o conceito de memória como sendo um conjunto de funções realizadas por grupos de neurónios situados em várias partes do cérebro.

Existem vários critérios de classificação de memória. Atendendo ao factor tempo, existem dois tipos de memória: memória de curta duração e memória de longa duração.

A memória de curta duração guarda informações durante pouco tempo, sendo o máximo da sua duração 24 horas, sendo apagadas ou transferidas e armazenadas noutro local por alguns dias.

A memória de longa duração conserva a informação durante muito tempo no cérebro. Muitas vezes são informações importantes para a sobrevivência.

Doenças do Sistema nervoso

O sistema nervoso, como qualquer outro sistema do organismo humano, está sujeito a certos distúrbios causados por factores como alterações dos  neurónios, tensão arterial, anomalias congénitas, drogas, substâncias químicas, microrganismos, etc.

Algumas dessas anomalias são a amnésia e a epilepsia.

Amnésia – É um distúrbio de memória que faz com que o indivíduo perca tudo o que foi armazenado nos lobos frontais, temporais e parietais ao longo de sua vida.

Epilepsia – É uma doença que pode ocorrer sob várias formas clínicas.

Quando surge um ataque epiléptico, os sintomas são convulsões e perda de sentidos, entre outras. Num ataque epiléptico as células descarregam anormalmente.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 7 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Nervoso, Hormonal e Reprodutor. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários