Sistema excretor: Regulação da reabsorção da água e Doenças do sistema excretor

Sistema excretor: Regulação da reabsorção da água

O processo da reabsorção da água no organismo é muito importante para a manutenção da vida do indivíduo. Esta reabsorção é regulada pela hormona Antidiurética.

Regulação da reabsorção da água

A reabsorção da água pelos rins está sob controle da hormona antidiurética (ADH). Essa hormona é sintetizada no hipotálamo e libertada pela parte posterior da hipófise. A ADH, actua sobre os túbulos renais, provocando um aumento da reabsorção da água do filtrado glomerular.

Fig. 32 – Controlo hormonal de reabsorção de água

Quando bebemos pouca água, o corpo desidrata-se e a tonalidade do sangue aumenta. Certas células do encéfalo percebem a mudança e estimulam a hipófise para libertar a ADH.

Como consequência há maior reabsorção da água pelos túbulos renais. A urina torna-se mais concentrada e a qualidade da água eliminada diminui.

A ingestão de grandes quantidades de água tem efeito inverso. A tonalidade do sangue diminui, estimulando a hipófise a libertar menos ADH. Em consequência é produzido maior volume de urina mais diluída.

Doenças do sistema excretor

Existem diversas doenças que afectam especialmente o sistema urinário que faz parte do sistema excretor. De entre essas distinguem-se:

  • Insuficiência renal
  • Incontinência urinária
  • Cálculos renais
  • Uretrite
  • Cistite
  • Gota.

Insuficiência renal – é a perda da capacidade dos rins filtrarem e eliminarem os produtos tóxicos do organismo. A insuficiência renal pode ser consequência de lesões do rim ou de doenças como, hipertensão arterial ou diabetes. A retenção de produtos tóxicos conduz a uma situação de desequilíbrio e coloca a vida em perigo.

Incontinência urinária – É a incapacidade de reter a urina. Pode ter várias causas.

Cálculos renais – Também conhecida por pedras nos rins, são corpos sólidos constituídos geralmente por sais minerais que se formam no interior dos rins. Estas formações encontram-se geralmente, no bacinete, podem migrar pelas vias urinárias causando dores muito fortes e complicações graves de saúde .

Uretrite – Consiste na inflamação das paredes da uretra devido à uma infecção microbiana ou à substâncias químicas que provocam o estreitamento do canal

Cistite – É uma inflamação da parede da bexiga, provocada por microrganismos. Pode ser acompanhada por incontinência, porque a bexiga não consegue segurar a urina.

Gota – É uma doença renal provocada pela acumulação de cristais de ácido úrico nas articulações. Esta doença provoca uma dor intensa, geralmente no dedo polegar do pé, porém também pode afectar outras articulações como o tornozelo, calcanhar, joelho e ombros.

Para o bom funcionamento do sistema urinário deve-se ingerir água regularmente.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 6 de Biologia: Fisiologia Animal – Evolução dos Sistemas Respiratório, Digestivo, Circulatório e Excretor. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários