Átomo e elemento químico

Átomo e elemento químico

Tudo o que existe na Natureza, que tem massa e ocupa espaço se chama matéria. Encontramos uma diversidade de matéria, com diferentes formatos, estados físicos, tamanhos, sabores, odores, cores, usos, etc.

Ao Homem, em particular aos cientistas, sempre foi preocupação saber de que é feita ou é constituída a matéria. Esta preocupação existe há milhares de anos, desde os tempos primitivos.

E, com efeito, sempre foram desenvolvidos pensamentos com vista a dar uma resposta à questão, tendo, nas várias épocas, se notabilizado alguns cientistas.

Ao pensamento ou ideias lógicas dos cientistas que visam explicar determinado fenómeno dá-se o nome de modelo. Um modelo deve constituir-se de argumentos lógicos, explicando de forma Clara o fenómeno, além de poder prever outros fenómenos, bem como sugerir novas investigações.

Um modelo não é um pensamento definitivo a propósito de um mesmo fenómeno, mesmo depois de ser encontrada uma explicação de consenso, os cientistas continuam a investigar e, valendo-se do nível crescente de desenvolvimento tecnológico, surgem melhores explicações, constituindo-se assim novos modelos sobre o mesmo fenómeno.

Sobre a constituição da matéria, vários modelos foram apresentados e outros continuam a ser desenvolvidos. A este nosso nível, vamo-nos referir ao modelo de Dalton e nas próximas classes poderá conhecer outros que são mais actuais.

Átomo segundo Dalton

O químico inglês John Dalton (Fig. 2) afirma que o átomo é a menor partícula que constitui a matéria. Segundo ele, o átomo é uma esfera maciça, indivisível e indestrutível.

Fig. 2 – John Dalton (1766-1844), químico inglês que se notabilizou no desenvolvimento da Química.

Em 1808, Dalton apresentou o seu modelo atómico (Fig. 3), que se resumiu em:

  • A matéria é constituída por átomos.
  • O átomo é uma esfera maciça, indivisível e indestrutível.
  • Os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos na forma e no peso.
  • Nas transformações químicas, os átomos não são criados, nem destruídos, apenas se modificam as suas distribuições.

A palavra átomo provém do grego atomos que significa indivisível. Entretanto, experiências realizadas anos mais tarde provaram que o átomo é divisível em partículas de menores dimensões – as partículas subatómicas (protões, os neutrões e electrões). Os protões, são partículas que apresentam carga elétrica positiva (p+), os neutrões têm carga neutra (n0) e os electrões apresentam carga eléctrica negativa (e).

Fig. 3 – Átomo segundo Dalton

Átomo é a partícula fundamental e básica da constituição da matéria ou a mais pequena partícula de uma substância que mantém as suas propriedades especificas inalteradas.

Assim, a matéria é constituída por partículas pequenas designadas átomos. O modelo que defende este tipo de pensamento é chamado modelo atómico.

Na Natureza, existem diferentes tipos de átomos. Como resultado das experiências foi identificado que cada tipo de átomo apresenta um número definido de cargas eléctricas positivas, os protões. À quantidade de protões presentes num átomo chama-se número atómico (Z).

Uma das características da matéria é a de possuir massa. Essa massa provém do átomo.

A massa de um átomo designa-se de massa atómica (A) e é o resultado da soma do número de protões (p+) e neutrões (n0) presentes no átomo (A = p+ + n0).

Igualmente foi identificado que num átomo, a quantidade de protões é igual quantidade de electrões. Assim, dizemos que o átomo é um sistema electricamente neutro (p+ = e).

A mudança na quantidade de protões em átomos determina a grande variabilidade de tipo de átomos até hoje conhecido, que ronda em cerca de 109 tipos. Ao conjunto de átomos do mesmo tipo dá-se o nome de elemento químico.

Elemento químico é o conjunto de átomos com o mesmo número de protões ou o mesmo número atómico (Z).

Alguns exemplos de elementos químicos: hidrogénio, oxigénio, sódio, cloro, zinco, nitrogénio (azoto), ferro, carbono, alumínio, etc.

Os elementos químicos conhecidos estão listados e organizados, na base de critérios estabelecidos, num quadro chamado Tabela Periódica ou Quadro Periódico onde os elementos químicos são representados através de símbolos químicos.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários