Classificação das substâncias

Classificação das substâncias

Uma substancia é uma forma de matéria que apresenta propriedades especificas (físicas e químicas) fixas. De acordo com a sua composição classificam-se em substâncias elementares e substâncias compostas.

Substancias elementares são aquelas que são formadas por átomos de um mesmo elemento químico.

Subclassificam-se em substancias elementares simples, as formadas por apenas um átomo desse elemento químico e substâncias elementares compostas, constituídas por dois ou mais átomos desse elemento químico.

Exemplos:

  • Na, Ca, K, Mg, Zn, Ag – substâncias elementares simples.
  • O2, N2, Cl2, H2, O3, S8 – substâncias elementares compostas.

Determinados elementos químicos têm a propriedade de, a partir da combinação diversificada dos seus átomos, formarem duas ou mais substâncias elementares diferentes, a esse fenómeno chama-se alotropia.

As substâncias elementares diferentes, formadas por átomos de um mesmo elemento químico, dizem-se alótropos.

Por exemplo, os átomos do elemento químico oxigénio (O) ligam-se dois a dois, formando a Substância oxigénio (O2). Entretanto, os átomos deste elemento também se ligam três a três, formam o ozono (O3), que é uma substância gasosa que protege a Terra contra os raios solares de alto grau de penetração. Assim, o O2 e o O3 são alótropos ou variedades alotrópicas do elemento químico oxigénio.

Os átomos do elemento carbono podem ligar-se entre si formando o diamante e a grafite, que são substâncias elementares com características bem diferentes. O diamante, substância muito dura, não conduz a corrente eléctrica e a grafite, substância mole, conduz a corrente eléctrica. Assim, o diamante e a grafite são alótropos ou variedades alotrópicas do carbono.

Fig. 21 – Diamante


Fig. 22 – Grafite

Substâncias compostas são aquelas que são formadas pela ligação ou combinação de dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes.

Geralmente, são designadas apenas por compostos.

Exemplos: H2O, CO2, H2SO4, HCI.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.

Comentários