Composição do ar e a poluição do ar (efeito estufa e aquecimento global)

Composição do ar

O ar é uma mistura de diferentes substâncias gasosas que existem na atmosfera em quantidades variadas. Os componentes principais são o nitrogénio (azoto), o oxigénio e o dióxido de carbono. Contudo, existem outras substâncias que incluem vapor de água e algumas partículas sólidas de poeiras, etc.

O gráfico da figura 33 mostra a composição do ar e a percentagem de cada componente.

Fig. 33 – Composição do ar

Poluição do ar

A poluição do ar é um fenómeno que consiste em contaminar o ar atmosférico com produtos resultantes da acção humana.

Sabe-se que a Terra é constituída por diferentes camadas, sendo a atmosfera a camada onde se encontra o ar atmosférico. É nesta camada que existem substâncias gasosas como o ozono (O3), um gás de cheiro forte e desagradável, extremamente instável, que protege a Terra contra as radiações solares intensas. Também existe o dióxido de carbono que permite manter um nível de aquecimento adequado para que haja Vida na Terra.

Lamentavelmente, a acção do Homem tem nos últimos anos contribuído negativamente para a «saúde» do ar.

A libertação excessiva dos gases como dióxido de carbono, metano, monóxido de nitrogénio, dióxido de enxofre, clorofluorcarbonetos, pelas indústrias, transportes (através dos combustíveis), bem como pela deflorestação, polui o ar, por um lado, destruindo a camada de ozono, que deixa penetrar intensivamente os raios solares prejudiciais Vida, por outro lado, pela elevada quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que retém grandes quantidades de radiações solares que seriam reflectidas para o espaço, em condições normais, o que causa o chamado efeito de estufa.

Designa-se de efeito de estufa retenção na atmosfera de radiações solares absorvidas, impedindo que as mesmas escapem para o espaço exterior. Esta retenção é feita fundamentalmente pelo dióxido de carbono.

Fig. 34 - Os gases libertados pelas fábricas são poluntes do ar

O efeito de estufa tem como consequência o aquecimento global da Terra, cujas manifestações são:

• Elevação de temperaturas nas grandes cidades, onde há maior poluição.
  • Alteração do clima, tornando-o mais propensa desertificação.
  • Ocorrência de incêndios florestais.
  • Degelo das regiões polares, aumentando o nível de égua dos oceanos.
  • Extinção das espécies animais e vegetais.
  • Produção agrícola deficitária, etc.

Fig. 36 – Derretimento do gelo das zonas polares

Por isso, um apelo é feito no sentido de mudança de atitude do Homem, para que evite todas as ações que tenham como consequência a libertação de gases que poluem o ar atmosférico, nomeadamente, o abandono do uso de combustíveis fósseis (provenientes do petróleo bruto), potenciando o uso de energias renováveis (hídrica, eólica, biocombustíveis e hidrogénio) e instalação de filtros nas indústrias, que reduzam a libertação de gases, etc.

AFONSO, Amadeu; DOMINGOS, Ernesto. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020.