Objectivos da primeira expansão europeia e Principais conquistas

Objectivos da primeira expansão europeia

Face ao que vimos anteriormente, podemos dizer que a expansão europeia teve os seguintes objectivos:

• A busca do caminho marítimo para a Índia;
  • A difusão do cristianismo no mundo;
  • A procura de novas fontes de matérias-primas;
  • A procura de novos mercados consumidores.

Primazia portuguesa na expansão

Apesar de terem sido muitos os países envolvidos na expansão, a sua entrada neste processo aconteceu em momentos diferentes.

Os primeiros países que se lançaram na expansão europeia foram Portugal e Espanha, dois países localizados na Península Ibérica. Portugal foi, entre estes dois, o primeiro a expandir-se e seguindo se a Espanha. Só passados cerca de dois séculos é que outros países, como Inglaterra, Holanda e França entraram na expansão.

Factores da primazia portuguesa

É verdade que os diferentes países europeus tinham razões para se interessarem pela expansão pelo mundo, porém Portugal era o pais que apresentava melhores condições para o expansionismo europeu do século XV.

Condições geográficas

Portugal está situado na região ocidental da Europa, com uma longa ora marítima e com bons portos naturais.

Graças a estas condições naturais Portugal foi um dos primeiros países a envolver-se em actividades marítimas, como a pesca, o que permitiu aos portugueses familiarizarem-se com o mar.

Fig. 20 – Países europeus envolvidos na expansão.
Fig. 20 – Países europeus envolvidos na expansão.

Condições políticas

No início do século XV, ao contrário do que acontecia com a maioria dos estados europeus, Portugal já estava em paz. O último momento de conflito em que o pais esteve envolvido foi a revolução de 1383-1385, que permitiu a subida da dinastia de Avis ao poder, com o rei D. João I, Mestre de Avis.

Estando em paz, Portugal podia canalizar os seus recursos para a expansão. Por outro lado, o rei D. João I tomou medidas que favoreceram as iniciativas expansionistas.

Condições técnico-científicas

Portugal dispunha de condições técnicas e científicas, que favoreciam a expansão, tais como:

• Os conhecimentos teóricos e técnicos sobre a navegação resultantes do contacto dos portugueses com os judeus e árabes.
  • A utilização da bússola, do quadrante, do astrolábio, da balestilha, da carta náutica e da utilização da caravela com vela triangular que permitiu bolinar (navegar contra os ventos contrários) e do portulano.

Principais conquistas

Na primeira fase da expansão, os portugueses conquistaram a Ceuta, descobriram os arquipélagos da Madeira e dos Açores. Graças à caravela, Gil Eanes, em 1434, dobrou o Cabo Bojador, na costa ocidental africana. Em 1460, chegaram Serra Leoa. Foram ainda descobertos os arquipélagos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Bartolomeu Dias, em 1488, dobrou o Cabo das Tormentas que viria a chamar Cabo da Boa Esperança.

Conquista de Ceuta

Ceuta, uma cidade do Norte de África, foi o primeiro ponto a ser tomado pelos portugueses, em 1415, devido sua importância económica e política.

Porquê a escolha de Ceuta?

A escolha ficou a dever-se å sua posição estratégica. Localizada no estreito de Gibraltar, entre o mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, Ceuta era um activo centro comercial e ponto de chegada de todas as rotas de caravanas que traziam o ouro do Sul do Deserto do Saara (Sudão) e local de partida para a conquista de outros territórios.

Mas a conquista de Ceuta foi apenas o início de um processo que levaria Portugal a várias regiões da Africa, da Ásia e da América.

Veja a cronologia apresentada a seguir.

Fig. 21 – Rotas da expansão portuguesa

Cronologia da expansão portuguesa

• 1415 – Conquista de Ceuta, um importante mercado no Norte de África.
  • 1420 – Chegada às ilhas da Madeira e dos Açores.
  • 1446 – Chegada à Cabo Verde.
  • 1456 – Chegada ao Golfo da Guiné.
  • 1482 – Chegada å foz do rio Zaire.
  • 1488 – Bartolomeu Dias chegava ao Cabo da Boa Esperança (extremo sul do continente africano).
  • 1497 – Vasco da Gama partia rumo å India.
  • 1498 – Vasco da Gama chegava å India, tendo aportado antes em Moçambique.
  • 1500 – Pedro Álvares Cabral chegava ao Brasil.

Sumbane, Salvador Agostinho. H9 - História 9ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo: 2017.