A independência na Africa Central britânica

A independência na Africa Central britânica

A federação e o nacionalismo

Para a Inglaterra, os principais problemas com a descolonização surgiram nos territórios onde a população colona gozava de alguma autonomia em relação à metrópole, particularmente na Rodésia do Sul, hoje Zimbabwe.

Desde 1953, a Rodésia do Sul, a Rodésia do Norte (Zâmbia) e a Niassalândia (Malawi) tinham sido integradas numa Federação, como forma de rentabilizar os recursos dos três territórios e reduzir os encargos de administração.

Entretanto, as divergências entre os colonos da Rodésia do Sul e a metrópole sobre a atitude a tomar em relação ao crescimento do movimento nacionalista conduziram ao fim da Federação, dez anos apos a sua criação.

Com o aprofundamento das reivindicações nacionalistas nos três territórios, a Inglaterra dispôs-se a seguir a sua prática noutros territórios, conduzindo as colónias à independência. Na África Central, esta pretensão esbarrou na oposição dos colonos brancos da Rodésia do Sul, que defendiam uma acção de força para eliminar o movimento nacionalista. Na Sequência destes desentendimentos, a Rodésia do Sul abandonou a Federação, Em Outubro de 1963, era declarado o fim da Federação das Rodésias e Niassalândia.

Apos a dissolução da Federação, a Grã-Bretanha encetou negociações, com os movimentos da Rodésia do Norte e da Niassalândia, que permitiram que estes territórios chegassem independência. Em 1964, os dois territórios proclamaram a sua independência da Grã-Bretanha, tendo Kenneth Kaunda e Hastings Kamuzu Banda à frente dos destinos da futura Zâmbia e Malawi, respectivamente.

Os caminhos rumo à independência

Malawi
Nas colónias da África Central, o caminho para o multirracialismo mostrou-se desde o princípio difícil, devido à oposição dos brancos. A solução passava, necessariamente, por uma organização autónoma dos africanos para a conquista do poder com base no princípio democrático «um homem, um voto». Nos diferentes territórios, já existiam associações indígenas para a promoção social.

No caso concreto da Niassalândia, tinha sido constituído, em 1944, o Congresso Nacional Africano. Com base nessa organização, as autoridades coloniais estabeleceram uma hierarquia de conselhos locais, conselhos provinciais e um conselho geral, baseados nas autoridades locais que serviam como auxiliares para a administração e como estruturas de iniciação para luzu uma gestão autónoma. Em 1948, foi constituído, no mesmo contexto, o Congresso da Rodésia do Norte.

Os dois organismos opuseram-se veementemente à Federação e exerceram grande influência sobre os conselhos indígenas criados pelas autoridades coloniais.

Fruto da crescente implantação dos movimentos nacionalistas, nas eleições para o Conselho Legislativo realizadas em 1956, na Niassalândia, o Congresso Nacional Africano conquistou os cinco lugares reservados aos africanos. Começavam a tomar a dianteira aqueles a quem o regime apelidara de «intelectuais irresponsáveis». Entre esses intelectuais constavam H. B. Chipembere e M. W. K. Chiume.

Para estes, «a única linguagem compreensível para o imperialismo britânico era a luta extremista»; por isso decidiram boicotar a participação dos negros na Assembleia Federal, expulsar do Congresso os africanos que aceitaram participar nas instituições da capital federal e inscrevê-los numa lista negra dos traidores.

Sentindo que ainda eram muito jovens para se impor dentro e fora do país, os nacionalistas decidiram, então, apelar para a intervenção de Hastings Kamuzu Banda.

Após tomar a Liderança do Congresso Nacional Africano, começou a influenciar fortemente as populações através dos seus discursos. Começaram então os distúrbios contra o regime, o qual reagiu com repressão. Além de se ter verificado a ocorrência de vítimas mortais, Banda foi preso. O movimento nacionalista na Niassalândia ganhou novo impulso com a tomada do poder pelos conservadores na Grã-Bretanha, em 1959. No ano seguinte, Harold Macmillan realizou uma viagem a África, passando por Lagos, Salisbúria e Cabo, durante a qual deixou claro, particularmente para os colonos brancos, que aspiravam manter o domínio do continente, que o momento era de mudança em relação ao colonialismo e era preciso que isso fosse assumido.

Nessa altura, a ordem na Niassalândia tinha sido restabelecida com recurso à força e, como o Congresso Nacional Africano tinha sido proibido, foi constituída uma nova força politica pelo advogado Orton Chirwa — o Partido do Congresso do Malawi. Aguardava-se apenas pela libertação de Banda para dar seguimento acção nacionalista.

Libertado, K. Banda decidiu enveredar pela via pacifica, seguindo o exemplo dos nacionalistas do Quénia, que tinham logrado os seus objectivos por via das negociações.

Com a aprovação de uma nova Constituição, em 1960, abriu-se espaço para a afirmação definitiva dos nacionalistas malawianos. A nova Constituição previa para o Conselho Legislativo, além dos cinco membros administrativos nomeados, trinta e três deputados eleitos.

Nas eleições que se seguiram, o Partido do Congresso do Malawi conseguiu, com o apoio dos asiáticos, controlar 23 dos 33 lugares do Conselho Legislativo e obteve quatro dos cinco lugares não-administrativos do Conselho Executivo. Na verdade, o Partido do Malawi controlava o aparelho governamental interno. Em 1963, o Conselho Executivo foi substituído por um gabinete liderado por K. Banda. A Niassalândia tornava-se então um país de negros num continente negro.

Neste ano, Banda rejeitou firmemente a Federação e o país proclamou a sua independência em finais de 1963. Seguiu-se um período em que Banda despertou a contestação ao seu poder ao adoptar uma política vista como excessivamente pró-ocidental, aliar-se ao regime do Apartheid da Africa do Sul e não mostrar um programa de renovação revolucionária Claro.

Zâmbia

A Zâmbia desempenhava um papel fundamental para o sucesso da Federação, mas o multirracialismo tinha fracassado. Restava a imposição por via da força, política ou física. O governador colonial encontrava-se entre a vontade dos colonos e a dos nacionalistas africanos. O resultado das eleições de 1958 era tão crucial quanto a necessidade de uma nova Constituição em 1960.

Tendo por objectivo pôr em xeque o partido federal de Roy Welensky e impedi-lo de ser interlocutor entre o Governo britânico e os nacionalistas africanos, Harry Nkumbula queimou a Constituição em público e decidiu, na altura das eleições, aliar-se, se necessário, aos partidos reaccionários.

Essa posição levou divisão entre os nacionalistas africanos. Os mais radicais juntaram-se a Kenneth Kaunda, que criou o Congresso Nacional da Zâmbia, tendo como palavra de ordem: «Boicotar a todo o custo as eleições e impedir qua/quer outro partido africano de nelas participar». Por causa desta sua posição Kaunda foi preso e o seu partido banido.

A participação do Congresso Nacional Africano de Nkumbula permitiu, porém, ao partido de Roy Welensky dominar totalmente o governo e impor-se sem oposição na Conferência Constitucional de 1960.

A Conferência Constitucional reuniu em 1960, num período de grande efervescência nacionalista. Sobretudo influenciados pelos acontecimentos ligados à secessão e morte de Lumumba, no vizinho Congo, os nacionalistas africanos opuseram-se a qualquer concessão que abrisse espaço à implantação de um poder branco na Rodésia e, por isso, a conferência teve de ser adiada em Cima da hora.

Os colonos brancos ficaram impacientes e tentaram pressionar Roy Welensky a proclamar a independência unilateral. Se em algum momento Roy Welensky pensou em fazer a vontade dos colonos, cedo percebeu que seria um suicídio. As tropas inglesas em Nairobi estavam prontas para qualquer eventualidade.

A revisão constitucional feita pelo Governo britânico pretendia conceder ao Partido Liberal liderado por Moffat uma posição política forte que lhe permitisse ser uma força de reconciliação entre os colonos brancos e os nacionalistas africanos.

Rodésia do Sul

Na Rodésia do Sul, onde os colonos brancos já tinham proclamado o autogoverno desde 1923 e praticavam um controlo político-administrativo com fundamento racista, o processo foi mais complicado.

Os colonos da Rodésia do Sul sempre acreditaram que era possível pôr fim ao movimento nacionalista com recurso força, pelo que a ideia de concessões a favor dos africanos estava fora de hipótese. Não tendo chegado a entendimento com a metrópole, os colonos decidiram unilateralmente proclamar-se independentes da Grã-Bretanha em 1965.

O novo governo decidiu, então, levar avante a materialização do seu pensamento em relação aos nacionalistas africanos. A independência só viria a ser proclamada em Abril de 1980, apos longo período de luta armada.

As forças políticas na Rodésia do Sul
No início da década de 1960, surgiram, sucessivamente, o Partido Nacional Democrático (NDP), a União do Povo Africano do Zimbabwe (ZAPU) e a União Africana do Zimbabwe (ZANU).

O NDP foi fundado a 1 de Janeiro de 1960, por nacionalistas como Enos Nkala, Skecheley Sam Kanje, George Silindika, Leopold Takawira e Michael Mawean, tendo como presidente Joshua Nkomo. Este partido propunha-se lutar contra as práticas opressivas do colonialismo com algum radicalismo, recorrendo a sabotagens, destruições e outros actos. Até Dezembro de 1961, altura em que foi banido, devido aos seus métodos, foi o principal representante dos nacionalistas africanos.

Após o banimento deste partido, os seus líderes reagruparam-se e, dez dias depois, fundaram o Zimbabwe African Peoples Union (ZAPU), de novo com Joshua Nkomo na presidência. O novo partido pretendia combater o colonialismo com os mesmos métodos do NDP.

Passado pouco menos de um ano, a ZAPU foi banida e os seus líderes condenados a três meses de inibição política e à fixação distante das cidades.

O curso do movimento nacionalista no início da década de 1960 fez pairar o perigo de a Inglaterra conceder a independência à minoria branca, o que não interessava aos nacionalistas africanos. Foi por isso que Nkomo propôs a formação de um governo no exílio. Esta fase seria, pois, marcada pela emergência, no seio do movimento nacionalista, de duas alas: a de Joshua Nkomo, que pretendia organizar apoios de fora para pressionar o governo, e a outra, que defendia a organização de massas dentro do país e lutar pela independência.

Estas divergências fizeram com que, no seu regresso ao pais, Nkomo, suspendesse Washington Malianga, Robert Mugabe, o reverendo Ndaba-ningi Sithole e Leopold Takawira. Em resposta, este grupo criou a 8 de Agosto de 1963 a Zimbabwe African Union (ZANU) com Sithole como presidente, Takawira como vice-presidente e Mugabe como secretário-geral. O programa do novo partido previa a distribuição justa da terra, o fim das leis raciais, educação para todos e o controlo de algumas indústrias.

Paralelamente as forças nacionalistas, foi ainda criada, em 1962, a Frente Rodesiana numa coligação dos partidos de Ian Smith e Winston Field. Foi em torno desta que se aglutinaram os interesses da minoria branca rodesiana.

No seu programa, a Frente Rodesiana destacava a rejeição da colonização britânica e a contestação da ideia de um governo formado pela maioria negra.

A Declaração Unilateral da Independência

O caminho para a independência na Rodésia do Sul assumiu contornos bastante peculiares, visto que existiam três, e não dois, grupos de interesses, cada um dos quais com as suas aspirações.

Como já foi dito, diante do incremento do movimento nacionalista, a Grã-Bretanha decidiu conceder a independência as suas colénias, e era o que pretendia fazer em relação à Rodésia do Sul. A Rodésia do Sul procurou também a sua independência, mas era governada desde 1923 pelos colonos brancos que tinham constituído um governo autónomo sem a participação dos negros. Entretanto, o governo britânico não concordou porque pretendia um governo negro a reger os rumos do pais. A alternativa à independência seria uma continuação do status quo, onde os brancos constituíam a classe dominante.

A luta de libertação na Rodésia do Sul

A DUI constituiu o Sinal claro dado pelos colonos de que estes não estavam dispostos a abrir espaço para o exercício do poder pelos negros.

Diante desta realidade o movimento nacionalista começou a ter na insurreição armada a única alternativa para pôr fim as injustiças coloniais e ascender ao poder. Foi neste contexto que, nos finais dos anos 1960, se formou o Conselho da Revolução.

A ZANU começou a desenvolver a sua estratégia e o crescimento à importância da ZANLA (Zimbabwe National Liberation Army).

Em 1972, iniciar-se-ia a acção da ZANLA na Rodésia do Sul, que até 1975 provocou enormes prejuízos à economia do país. Porém, entre 1974 e 75, tiveram lugar encontros entre a Zâmbia e a África do Sul com vista a encontrar uma plataforma para acabar com a guerra.
No início de 1976, Ian Smith, B.J. Voster, (primeiro-ministro da África do Sul de 1966 a 1978) e Henry Kissinger (Secretário de Estado Norte-Americano) reuniram-se em diversas ocasiões, na tentativa de encontrar uma saída para o conflito. A ideia principal de Kissinger era utilizar a África do Sul para pressionar Smith a fazer concessões.

Em 1977, Robert Mugabe foi eleito, em Chimoio, presidente da ZANU, em substituição de Sithole.

Por seu turno, a ala militar reforçava-se com Josiah Tongogara, o principal líder militar a organizar, a partir de Moçambique, o avanço da guerrilha. Neste período, a acção nacionalista era particularmente favorecida pela colaboração entre as alas militar e política.
A guerra ganhou ainda maior dimensão quando, em 1978, o governo de Moçambique decidiu enviar tropas para lutar ao lado da ZANLA. Nesta altura, a guerra alastrou-se passando a incluir ataques as cidades.

Entre Outubro e Dezembro de 1976, realizou-se em Genebra urna conferência. Tendo em vista a realização desse evento, os líderes da ZANLA, ora presos, foram libertados e a ZANU e a ZAPU juntaram-se numa frente comum, a Frente Patriótica. Entretanto, a conferência fracassou devido a divergências entre a Frente Patriótica e a Grã-Bretanha.

Ainda em 1977, quando a guerra se intensificava, Abel Muzorewa e Ian Smith fizeram um «Acordo Interno». Este compromisso não foi reconhecido pelos outros líderes do movimento nacionalista que pretendiam uma independência efectiva e não um compromisso com os colonos ou com a metrópole. Entretanto, à luz deste acordo, Muzorewa foi eleito Primeiro-Ministro em Maio de 1979.

Em Maio de 1979, o Partido Conservador ganhou as eleições na Inglaterra e Margaret Thatcher tornou-se Primeira-Ministra. A política do novo governo em relação à Rodésia do Sul era pelo reconhecimento do Acordo Interno e da figura de Abel Muzorewa como Primeiro-Ministro.

Em Agosto de 1979, o «Acordo Interno» foi discutido numa conferência dos lideres da Comunidade Britânica (Commonwealth) que, entretanto, não produziu consensos.

Os esforços para a busca de uma solução para a «questão rodesiana» levaram a nova conferência, desta feita na Casa dos Lancaster (Lancaster House) que se desenrolou de Setembro a Dezembro de 1979. Desta conferência saíram as decisões de cessar-fogo, aprovação de uma nova Constituição e marcação de eleições.

No âmbito das decisões de Lancaster House, as eleições gerais aconteceram em Fevereiro-Março de 1980, tendo a ZANU, de Robert Mugabe, conquistado 57 (63%) dos lugares no parlamento e a ZAPU, de Joshua Nkomo, 20 (24%) dos lugares. O Partido de Muzorewa conseguiu apenas três lugares.

A 18 de Abril de 1980, foi proclamada a independência do Zimbabwe, com Robert Mugabe como Primeiro-Ministro.

A descolonização de Africa (Quadro-Resumo)

País
Líder
Movimento/Partido
Ano de Independência
Angola
Agostinho Neto
Movimento para a Libertação de Angola (MPLA)
1975
África do Sul
Nelson Mandela
African National Congress (ANC)
1994
Argélia
Ben Bella
Frente de Libertação Nacional (FLN)
1962
Benin
Hubert Maga
União pelo Benin do Futuro (UBF)
1960
Botswana
Seretse Khama
Bechuanaland Democratic Party
1966
Burkina Faso 
Uezzin Culibaly
Union Démocratique Voltaique - secqäo do Rassemblement Démocratique Africain (UDV-RDA)
1960
Burundi
Louis Rwagasore
Partido Uprona
1962

Cabo Verde

Aristides Pereira
Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (P A I G C)

1975

Camarões

Ahmadu Ahidjo
Bloque Démocratique Camerounais (BDC) e Union des Populations du Cameroun (UPC)

1960
Comores
Ahmed Abdallah
Parti pour I'lndépendance et l'Unité des Comores (PIUC)
1975
Congo
Marien Nguabi
Parti Congolaise du Travail
1960
Costa do Marfim
Pelix Houphouet-Boigny
União Democrática Africana
1957
Djibuti
Ali Aref
Union Nationale pour I'lndépendance
1977
Egipto
Zaghlul Pacha; Ahmad Fuad
Wafd (Partido Nacional)
1922
Eritreia

Frente de Libertação da Eritreia
1993
Etiópia
Hailé Selassié
Leões Negros
1941*

Gabão

Léon M'ba
Bloc Démocratique Gabonaise e Union Démocratique et Sociale Gabonaise

1960
Gâmbia
Dawda Jawara
Partido dos Povos do Protectorado
1965
Gana
Kwame Nkrumah
Convention People's Party
1957
Guiné
Sekou Touré
Partido Democrático da Guiné (PDG)
1958
Guiné-Bissau   

Amílcar Cabral
Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (P A I G C)

1974
Guiné Equatorial
Francisco Macias Nguema
Moviment de Union Nacionale de la Guinea Equatorial
1968
Lesotho
Leabua Jonathan
Partido Nacional da Basutolândia
1966
Libéria


1847

Líbia
Muhammad Idrisi al Mahdi al Sanusi (Idris l)


1951
Madagáscar
Tsiarana
Movimento Democrático da Renovação Malgache
1960
Malawi
Hastings Kamuzu Banda
Malawi Congress Party
1961
Mali
Modibo Keita
Union Sudanaise
1960
Marrocos
Sidi Muhammad
Partido da Independência (Istiqlal)
1956
Maurícias
P. Bérenger
Movimento Militante Mauriciano
1968
Mauritânia
Moktar Uld Dadah
Parti du Peuple Mauritanien (PPM)
1960
Moçambique
Samora Machel
Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO)
1975
Namíbia
Sam Nujoma
South West Africa People's Organization (SWAPO)
1990
Níger
Hamani Diori
Parti Progressive Nigerien
1960
Nigéria
Benjamin N. Azikiwé
National Concil of Nigeria and Camerun
1960
Quénia
Jomo Kenyatta
Kenya African Union (KANU)
1963
RASD

Frente Polisário
1976
República Centro-Africana
Barthélémy Boganda
Mouvement d'Évolution Sociale de l'Afrique Noire (MESAN)
1960
Ruanda
G. Kayibanda
Partido Parmehutu
1962
São Tomé e Príncipe
Manuel Pinto da Costa
Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLST)
1975
Senegal
Leopold Senghor
Bloque Democratique Senegalien
1960
Serra Leoa
Milton Margai
Sierra Leonean People's Party
1961
Seychelles
James Mancham
Partido Democrático
1976
Somália
Muhamad Siad Barre
Liga Nacional Somali
1960
Sudão
Said Ali al Mughani
Partido Umma
1956
Swazilândia
Sobhuza Il
Partido Progressista
1968
Tanzânia
Julius Nyerere
Tanganyika African National Union (TANU)
1964
Tchad
Gabriel Lisette
Parti Progressiste Tchadien
1969
Togo
Silvanus Olimpio
Comité de l'Unité Togolaise
1960
Tunísia
Habib Ibn Ali Burguiba
Partido Destour
1956
Uganda
Apollo Milton Obote
Uganda People's Congress (UPC)
1962
Zaire (RD. Congo)
Joseph Kasavubu/Patrice Lumumba
Mouvement National Congolais
1960
Zâmbia
Keneth Kaunda
UNIP
1964
Zimbabwe
Robert Mugabe
Zimbabwe African National Union (ZANU)
1980
*A Independência não foi produto da acção de movimento nacionalista, mas sim de uma deliberação da ONU.
**Nunca foi colonizado.




Bibliografia
SUMBANE, Salvador Agostinho. H11 - História 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários