Classe dos bivalves

Classe dos bivalves

Os bivalves surgiram na era câmbrica e constituem actualmente um grupo muito diversificado, com cerca de 15 000 espécies. A separação das diferentes subclasses faz-se pelo tipo e estrutura das guelras nos organismos vivos e pelas características das valvas nos bivalves fósseis. O mexilhão, a amêijoa e a conquilha são exemplos populares de bivalves que servem como alimento ao Homem.

As duas valvas unem-se dorsalmente através de uma estrutura chamada ligamento e articulam entre si, por meio de elementos protuberantes da concha, os dentes, cujo desenvolvimento é diferenciado mesmo dentro do mesmo género.

Fig. 50: Morfologia geral de um Bivalve.


Para o fecho e abertura da concha, desenvolveram-se músculos poderosos (adutores e retratores). Este sistema muscular dos bivalves demonstra uma certa complexidade.

As duas valvas demonstram geralmente uma simetria bilateral. Há formas que perderam esta Clara estrutura bivalve (é o caso das ostras).

Fig. 51: Anatomia de um bivalve.

Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários