Distribuição mundial dos principais produtos agropecuários

2.7. Distribuição mundial dos principais produtos agropecuários

São os produtos que maior importância tem na alimentação humana, onde o trigo é o mais importante de todos, seguido do arroz e o milho. A cevada e o centeio São os seguintes mais importantes, embora tenham um papel muito menos relevante na alimentação humana.

Trigo
A Europa e a América do Norte, conjuntamente, detém aproximadamente 40% da produção mundial. Por países, o primeiro lugar cabe à China, a seguir Índia, Estados Unidos da América, Rússia, França e Canadá. Porém, os principais exportadores são os Estados Unidos, que detém cerca de 26% do comércio mundial do trigo, seguindo-se a França (21,9%) e a Austrália (11,9%).
Fig.33: Os maiores exportadores mundiais de trigo (2008/2009).

Arroz
A produção do arroz está geograficamente concentrada na Ásia das Monções. Esta área produz 90% do total do globo. Entre os países que mais se destacam está a China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Tailândia, que no seu conjunto detém cerca de 75% da produção mundial.

Milho
Cereal utilizado na alimentação humana em África e América Latina e muito utilizado na alimentação do gado, sobretudo o gado bovino, o suíno e na avicultura. Dos cerca de 480 milhões de toneladas produzidas em 1992, os Estados Unidos da América, maior produtor mundial, produziu 40% do total, seguido da China com 19,4%. Os Estados Unidos são o maior exportador, com mais ou menos 68% do comércio mundial deste cereal.

Fig. 34 Principais produtores mundiais de milho (média de 1997 a 2001). Fonte: FAO, 2002.

Cevada
Este cereal ocupa um lugar de destaque na alimentação animal e no fabrico de cerveja (cevada dística). A cevada santa é utilizada depois de torrada para ser moída como sucedâneo do café, vulgarmente designado café de cevada. O maior produtor é a Rússia, a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França e Espanha.

A cana-de-açúcar e a beterraba açucareira
A cana-de-açúcar é típica de regiões de clima tropical. Os grandes produtores mundiais são o Brasil e a Índia, que no conjunto detém quase metade da produção total do globo (46%), seguindo-se-lhes de longe Cuba e a China.
A beterraba açucareira, característica de regiões temperadas, é muito utilizada na produção de açúcar, mas também na alimentação dos animais. Os principais produtores mundiais são a Rússia (cerca de 27% do total do mundo), seguida da França, Estados Unidos e Alemanha.

A soja, o girassol e a palmeira-do-azeite
Estas culturas destinam-se à produção de Óleos alimentares, embora a soja seja também utilizada na alimentação, por causa da sua riqueza em gordura. Os principais produtores de soja são os Estados Unidos (que detém mais de metade da produção mundial), a Indonésia e a China.

O girassol tem como maiores produtores a Rússia, a Argentina, a Alemanha, a China e a Espanha.
Os maiores produtores de Óleo de palma são a Malásia com 51,8% da produção mundial, a Indonésia e a Nigéria.

O café e o cacau
são produtos de regiões tropicais, e têm como maiores produtores mundiais: café — Brasil, Colômbia e Indonésia; cacau — Costa do Marfim, Brasil e Nigéria.

Outros produtos
Inúmeros outros produtos agrícolas desempenham um papel de relevo na dieta alimentar dos homens. Trata-se da batata, do vinho, azeite, chá, fruta, legumes e outros. A oliveira e a vinha são mais cultivados em regiões de climas mediterrânicos.

Os principais produtores mundiais de vinho, por ordem de importância, são: a França, Itália, Espanha, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Portugal, Roménia, ex-Jugoslávia, Hungria, Austrália e Grécia. A batata é um dos elementos básicos da dieta alimentar, em quase todo o mundo. Os principais produtores são a China, a Polónia e a Rússia. Os legumes e frutos (citrinos, peras, maçãs, bananas, ananases e outros) desempenham um papel de destaque na Vida das pessoas, sobretudo nos países desenvolvidos. A sua produção, regra geral, localiza-se perto dos grandes centros urbanos.
Fig. 38 Principais produtores mundiais de bananas (2008).

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.