Importância da actividade industrial e comercial

3.5. Importância da actividade industrial e comercial

Não há dúvidas em considerar que a indústria e o comércio proporcionam o crescimento das economias. É justamente por isso que se parte do verdadeiro princípio de que a indústria constitui o motor principal do crescimento económico, por outros termos, é a indústria o grande promotor de desenvolvimento global graças ao comércio. Ambas as actividades são indissociáveis. Neste contexto, elas desempenham um papel fundamental na elevação do nível de Vida das pessoas de uma determinada região. O mundo moderno, dominado pela sociedade de consumo, tem na indústria um dos mais importantes sectores da sua economia, pois é ela que fornece os diversos instrumentos de produção para todos os sectores económicos produtivos que são distribuídos através do comércio. Esta última proporciona as transações de capitais, bens ou mercadorias produzidas pela indústria. São, pois, como duas faces da mesma moeda.

A indústria estimula o desenvolvimento de actividades que lhe são complementares, como a de fornecimento de matérias-primas e de energia, produz capitais e estimula o desenvolvimento de transportes, comércio e serviços. Ademais, a indústria é considerada um dos indicadores que permite avaliar o nível de desenvolvimento de um determinado país ou região. Tal como a indústria, o comércio possui a capacidade de fornecer fontes directas ou indirectas de emprego às populações, permite a entrada de divisas e, consequentemente, o incremento do PIB, proporciona a criação e melhoria de infra-estruturas, desenvolvimento regional e a distribuição das actividades socioeconómicas. Mais ainda, permite a aproximação dos povos, desenvolvendo assim a aculturação.



Bibliografia
MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários