Os insectos

Os insectos

Os insectos são animais invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três partes (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Pertencem à classe Insecta, o maior e, na superfície terrestre, mais largamente distribuído grupo de animais do filo artrópodes. Podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptou Vida nos oceanos. Existem cerca de 5000 espécies de libelinhas, 20 000 de gafanhotos e grilos, 170 000 de borboletas, 120 000 de moscas e 82 000 de percevejos.

Fig. 29: Ciclo devida dos insectos com metamorfose completa (besouro).


Fig. 30 Ciclo de Vida dos insectos com metamorfose incompleta (Leptoglossus spp.)


A cabeça dos insectos é constituída por dois pares de antenas, olhos compostos, mandíbula, maxilas e outras peças rostro-bucais, de acordo com o grupo de insectos.

Fig. 31: Principais peças bucais típicas de insectos.


Fig. 32: Adaptação das peças bucais ao modo de alimentação.


Classificação das peças bucais

Entre os animais, sejam eles invertebrados ou vertebrados, a anatomia bucal está directamente relacionada com os hábitos alimentares. As peças bucais podem ser do tipo mastigador, sugador ou picador, entre outros.

Fig. 33 Exemplos de adaptação de peças bucais. Em cima, picador (à esquerda) e sugador (à direita); em baixo, lambedor e abelha.

tórax compreende três segmentos: protóraxmesotórax e metatórax. Cada um destes segmentos tem um par de pernas. Também no tórax se localizam as asas; piolhos, pulgas e outros insectos perderam as asas na totalidade, em consequência do modo de Vida; em certos grupos, as asas podem transformar-se em élitros (em besouros, como protectores), halteres ou balanceiros (em dípteros, como órgãos de equilíbrio, é o segundo par).

Fig. 34: Os halteres e a asa.


Locomoção

Alguns insectos voam com o auxílio das asas, outros nadam porque desenvolveram barbatanas (remos). Há ainda os escavadores, os trepadores, saltadores, etc. A extremidade locomotora obedece, em princípio, sempre ao mesmo padrão. O abdómen possui entre 9 a 11 segmentos.

Fig. 36: Padrão básico da perna de insecto (gafanhoto).


Fig. 37: Padrões de extremidades adaptadas ao tipo de locomoção.


Fig. 38: Desenho esquemático de abdómen; destaque para o espiráculo e ovopositor.


Ecologia, modo de Vida e fisiologia

Na verdade, não existem habitats livres de insectos. Muitas espécies desta classe são cosmopolitas. Assim, adaptaram-se a todos os tipos de dieta, sobretudo ao mecanismo de obtenção do alimento. Existe uma diferença enorme em habitats e hábitos alimentares entre adultos e larvas.

Características principais

O sistema vascular sanguíneo é constituído por um coração tubular localizado nos nove primeiros segmentos abdominais. O sangue é hemolinfa, O sistema respirarório é constituído pelas traqueias que respondem pela respiração em todo o grupo. Abrem-se para o exterior através de espiráculos.

Fig. 39: Sistema traqueal dos Tracheata (principais estruturas respiratórias).


O sistema nervoso e os órgãos sensoriais não ultrapassam estruturalmente o sistema nervoso do grupo dos Artrópodes.

Ao nível da reprodução, são dioicos e a fertilização é interna. A fêmea tem dois ovários e dois ovidutos. O macho tem um par de testículos. Desenvolveram-se espermatóforos. Depositam os ovos na terra ou formam ninhos nas árvores. O seu desenvolvimento pode ser directo e indirecto. Ocorre a partenogénese (abelhas).

Os mais propagados órgãos excretores dos insectos são os tubos de Malpighi. As excreções incluem o acido úrico.

Fig. 40 Tubos de Malpighi de um insecto Blatta spp.

Relação dos insectos com o Homem

Enquanto muitos insectos são benéficos para o Homem e para a Natureza, em geral, outros são a principal causa de doenças humanas, sobretudo nos trópicos e subtrópicos (por causa das condições climáticas favoráveis, mas também por causa das condições de Vida associadas à pobreza absoluta). Há vários insectos causadores de doenças:

  • barbeiro pode causar doença-de-chagas;
  • mosca-negra é portadora do patógeno da cegueira-do-rio;
  • Os mosquitos alojam patogenias da malária, da dengue e da febre amarela;
  • Os piolhos podem transmitir tifo;
  • As pulgas podem causar encefalite e outras moléstias;
  • mosca tsé-tsé pode transmitir a doença-do-sono.
No entanto, os insectos também podem ter uma contribuição benéfica. Por exemplo:
  • Na produção de substâncias de valor comercial (cera, seda, corantes);
  • Na eliminação de desperdícios orgânicos, imediatamente reutilizadas pelas plantas (xilófagos, coprófagos);
  • No melhoramento de ventilação dos solos (formigas, abelhas, vespas, colembolos);
  • Como alimento para peixes, anfíbios e para o próprio Homem (matomana).

Bibliografia

PIRES, Cristiano; LOBO, Felisberto. Biologia 11ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários