Planeamento urbano e sua importância

6.9. Planeamento urbano e sua importância

O planeamento urbano é o processo de criação e desenvolvimento de programas que visam melhorar e revitalizar certos aspectos, como por exemplo a qualidade de Vida das populações dentro de uma área urbana, nomeadamente, Vilas ou cidades. O planeamento urbano tido com os processos de produção, estruturação, e apropriação do espaço urbano.

Esta actividade é de importância capital pois tem em vista aconselhar os municípios, Vilas e outros assentamentos urbanos, sugerindo possíveis medidas que podem ser tomadas com o objectivo de minimizar e melhorar os problemas decorrentes do uso do espaço (congestionamento de trânsito, construções de áreas comerciais e habitacionais, parqueamento de viaturas, etc.). Assim, os planeadores urbanos trabalham principalmente com o aspecto físico de uma cidade, no sentido de sugerir propostas que tem como objectivo embelezá-la e fazer com que a Vida urbana seja mais confortável, apetecível e o mais proveitosa possível. Têm ainda por missão prever os futuros impactos positivos e negativos provocados por um plano de desenvolvimento urbano.

Importância do planeamento urbano na gestão ambiental

Um planeamento urbano bem desenvolvido dentro de uma cidade é muito importante para a gestão ambiental adequada, pois valoriza a conservação ambiental e aumenta a qualidade de Vida das pessoas, garantindo a sobrevivência das pessoas nas grandes cidades.

Assim, o planeamento urbano tem grande importância no controle do crescimento desordenado dentro das cidades, onde o mesmo contribui para o agravamento da degradação do ambiente.

O uso correcto do espaço, juntamente com um planeamento adequado, pode evitar o crescimento desordenado dentro das cidades, onde cada um constrói ou destrói onde quer, sem pensar no que está fazendo ou destruindo. Hoje é visível um crescimento desordenado na maioria dos países, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento, onde muitos não tem acesso às infra-estruturas adequadas de habitação, água canalizada, sistemas de esgotos, colecta de lixo e electricidade, as mínimas condições para a sobrevivência humana.

O planeamento urbano visa, portanto, mostrar como é a cidade hoje e como ela deve ser no futuro. Este plano mostra a maneira como o solo urbano deve ser utilizado pelas infra-estruturas públicas e como deve ser expandido, melhorado ou criado. Deve igualmente definir áreas que podem ser adensadas, com edifícios de maior altura, áreas que devem permanecer com média ou baixa densidade, ou aquelas áreas que não devem ser urbanizadas, tais como áreas de preservação permanente.

Bibliografia

MANSO, Francisco Jorge; VICTOR, Ringo. Geografia 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.

Comentários