Orações relativas: uso dos pronomes cujo e onde

2. Orações relativas: uso dos pronomes cujo e onde

Na unidade 5, fez-se referência a estes pronomes e optou-se pela sua designação como pronomes relativos.

De acordo com Pinto e Lopes (Gramática do Português Moderno, 2003, pág. 145), o pronome relativo faz referência ao individuo ou objecto designado pelo grupo nominal (GN) da primeira frase e representa-o na oração imediatamente a seguir. Este GN é antecedente e a oração introduzida pelo pronome relativo chama-se oração relativa. Assim, o pronome relativo, à semelhança de outros conectores (coordenativos e subordinativos), permite transformar duas frases simples numa frase composta, podendo este desempenhar a função de sujeito ou de complemento directo.

O uso dos pronomes cujo e onde

O pronome relativo cujo e as suas flexões (cuja, cujos, cujas) têm, ao mesmo tempo valor relativo e possessivo e concordam em género e número com o objecto possuído.

Exemplo: A escola, cujas janelas estão partidas, será reabilitada brevemente.

Quanto ao pronome relativo onde, como se referiu na unidade 5, só é empregue para seres inanimados e exprime uma circunstância de lugar.

Exemplo: A escola onde estudo está degradada.

FERNÃO, Isabel Arnaldo; MANJATE, Nélio José. Português 12ª Classe – Pré-universitário. 1ª Edição. Longman Moçambique, Maputo, 2010.