Clube de poupança

Introdução

O clube de poupança é uma actividade prática da iniciativa de indivíduos por (exemplo alunos) com objectivo de desenvolver atitude e cultura de poupança individual e em associação. Esta actividade permite que você combata e vença os mitos e preconceitos com relação a poupança e o uso do dinheiro.

O clube de poupança é um projecto comunitário ou escolar que deve ser liderado por si e com os seus convivas ou colegas de turma, classe ou escola com a supervisão de um membro comunitário ou seu professor.

Nesta lição, abordaremos particularmente de instrumentos práticos que irão ajudar a gestão do tempo.

Ao concluir esta lição você será capaz de:

Objectivos

• Participar numa associação de poupança na comunidade;
  • Elaborar um plano de poupança colectivo;
  • Implementar o plano de poupança colectivo.

Clube de poupança

Passos para iniciar e implementar um clube de poupança na sua comunidade ou turma ou escola:

1ª – Reunião constituitiva- Reunir com a turma ou com membros comunitários todos colegas a participar no clube. Discutir qual será a finalidade da vossa poupança, o montante ou meta de poupança e o prazo para acumular o dinheiro necessário.

2ª – Criar uma estrutura associativa (Pode ser na primeira ou segunda reunião) - isto é, o clube de poupança deve ser liderado por um órgão directivo encabeçado por convivas ou um presidente do clube ambos eleitos por voto pela assembleia de todos alunos envolvidos. Deve haver tesoureiro e um conselho fiscal para fiscalizar o trabalho da direcção.

Nota: Praticar o associativismo.

3ª – Implementação – Decidir quanto é que cada membro ou aluno vai contribuir e se vai ser semanalmente ou mensalmente. Recolher as contribuições e depositar num banco ou na caixa da Direcção da escola ou noutra forma segura. O montante poupado pode ser usado para:

• Compra bens, nomeadamente: material escolar, pagamento de folha de teste, casas, terreno, exames, etc.
  • Participar na feira comunitária ou escolar com produtos ou serviços preparados por vocês;
  • Investir num projecto comunitário ou escolar que irão aprender na 10ª classe.
  • Organizar festa comunitária ou da turma, aniversários dos colegas, etc.

MINEDH. Módulo 1 de Empreendedorismo: Empreendedorismo e dignidade do trabalho. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.