Personalidade: O conceito de personalidade

Personalidade

O conceito de personalidade

Do ponto de vista etimológico a palavra personalidade vem do latim persona que significa máscara usada por um actor. Neste sentido, o termo deixava transparecer dois aspectos essenciais: o aspecto exterior que representa o que se percebe aos olhos do observador e o papel desempenhado por este. Mais tarde este termo foi usado para designar um indivíduo digno de nota, de respeito, que desempenha um papel preponderante.

Há que distinguir porem, a personalidade de carácter. Carácter designa essencialmente qualidades de valor de uma personalidade. A palavra carácter provém do grego “chrakter” que significa sinal, marca ou característica. Do ponto de vista psicológico representa um conjunto de qualidades do indivíduo que manifestam a atitude deste perante a realidade (atitude em relação ao mundo que nos cerca, a nós mesmos, às outras pessoas e em relação ao trabalho), e também reguladora do comportamento. Também pode ser entendido como conjunto de traços psíquicos próprios do indivíduo e que se manifestam nas maneiras de actuar típicas determinadas pela atitude deste.

Vezes sem conta encontramos indivíduos de personalidade espantosa mas que é mau carácter. Um professor por exemplo, pode ser um profissional bem citado mas que constantemente falta respeito aos seus colegas. Aqui temos o exemplo de uma personalidade respeitada mas com carácter mau.

Por outro lado uma pessoa pode ter um caracter admirável e ter uma personalidade pouco admirável. Pensemos numa pessoa que é respeitadora mas contudo não granjeia admiração entre os seus colegas. A personalidade represente por um lado o modo como a pessoa se exprime e actua no seio dos outros.

Para aclararmos a nossa discussão vamos nos servir deste exemplo extraído de Buhler:

“...a minha mãe, uma mulher de 50 anos excepcionalmente feliz e bem instalada na vida,foi e é sobretudo uma pessoa extraordinariamente amorosa. Este amor que ela sempre nos mostrou, a nós, filhos, foi para mim a minha maior felicidade desde a minha mais remota infância.

Estarei sempre grata por este amor, porque me deu alegria de viver e o sentimento do meu próprio valor” (in.. Bulher, 1962, p. 236).

Aqui podemos notar que existe uma relação entre a qualidade e o tempo. A relatora mostra os efeitos de um relacionamento que dista do tempo entre ela e a sua mãe destacando qualidades tais como amor para com os filhos e estado de felicidade. Esta relação cultivou na sua filha um sentimento de auto-valorização que também é uma qualidade da personalidade.

Uma personalidade humana é constituída por um conjunto de aspectos ordenados. A falta de unidade interna desses aspectos cria aquilo que nós chamamos de doença mental. No exemplo a seguir nota-se que o indivíduo que faz a descrição da sua mãe não conhece as causas que conduziram a desunião interna dos aspectos da personalidade da sua mãe.

Portanto, porque eram crianças naquela altura ninguém conhecia exactamente os seus sentimentos.

A minha mãe tem sobretudo um temperamento horrível. Quando lhe solta as rédeas fugimos todos. Contudo noutros momentos eh capaz de ser amorosa e amável. Lia-nos livros quando éramos crianças, ou ia connosco ao museu… (in Buhler, 1962; p. 237)

A pessoa descrita pode ser que estivesse doente e animada ao mesmo tempo pelo marido ou pelos pais ou ainda o seu comportamento resultar da falta de maturidade para com a vida. Isto indica-nos que há uma determinada orientação fundamental sobre o qual representa o principal princípio de ordenação. Nos exemplos citados pode-se notar que um dos princípios é a posição amorosa da mãe, enquanto que no outro caracteriza-se por egoísmo. Contudo, no primeiro exemplo que apresentamos a pessoa que relata tentou primeiro reunir todas as características que conhece à cerca da sua mãe. Enquanto que no segundo o relator tenta descrever a sua mãe a partir de uma característica central (o egoísmo) para poder compreende-la.

Isso indica que para podermos compreender uma pessoa precisamos primeiro de ter em conta a ordenação interna da personalidade dessa pessoa.

A complexidade de aspectos a tomar em conta na caracterização da personalidade leva a que surjam várias definições do termo personalidade. Contudo nó iremos adoptar a definição de Allport por a considerar que vai de encontro daquilo que basicamente pode ser considerado de personalidade.

Para Allport a personalidade: Para Allport a personalidade é a organização dinâmica, que resulta no íntimo de um indivíduo, daqueles sistemas psicofísicos que determinam o modo de adaptação ao meio característico e próprio de cada indivíduo (Buhler, 1962), ou ainda;

“a organização dinâmica dos traços no interior do eu, formados a partir dos genes particulares que herdamos, das exigências singulares que suportamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada indivíduo único em sua maneira de ser e de desempenhar o seu papel social

A Personalidade pode então, ser percebida como um conjunto de características psicológicas que, desenvolvidas ao longo da vida e dotadas de uma relativa continuidade, nos diferencia uns dos outros (apesar de muitas semelhanças que possamos apresentar).

Cada indivíduo é dotado de um modo de ser único no que respeita à forma como se vê a si próprio e aos outros, reage às situações e à presença ou ausência dos outros.

Possui, portanto, uma identidade. Esta identidade não é estática mas dinâmica, desenvolve-se, aprofunda-se não estando nunca absolutamente definida. Em suma compreender a personalidade humana é compreender o ser na sua totalidade.

Ao aprofundar o conceito de personalidade podemos destacar vários aspectos:

A personalidade é uma estrutura, uma totalidade dotada de organização e não uma simples acumulação de diversos aspectos; é um processo; é consistente, uma maneira singular e relativamente constante de comportamento, de resposta às situações. Por isso ela é um padrão psíquico e comportamental; exprime um modelo consistente de relação com o mundo e com os outros; torna, em certa medida, previsível a interacção social de um determinado indivíduo; é um conceito psicológico ligada a determinantes biológicos e sociais e exprime-se através de comportamentos, pensamentos e sentimentos.

Referências bibliográficas

ALÍPIO, Jaime da Costa; VALE, Manuel Magiricão. Psicologia Geral. EaD – Universidade Pedagógica, Maputo: S/d.


Comentários