O Empresariado (empreendedorismo)

O Empresariado

Introdução

No mercado do emprego, distinguimos três actores principais, isto é, três dinamizadores principais que são: empregados, empregadores e intermediários. Anteriormente, referimos que era opção a escolha do tipo de actor que a pessoa pretende ser. Nesta lição, analisaremos as atribuições do empreendedor ou as características observadas num empresário de sucesso.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

  • Explicar o significado de empresariado;
  • Identificar os tipos de emprego
  • Analisar as atribuições do empreendedor
  • Caracterizar o empresário de sucesso
  • Descrever os actores do Mercado de emprego.

Significado do empresariado

Um empresário pode ser definido como alguém ou individuo que inicia e estabelece uma actividade económica. Este indivíduo trabalha por conta própria, estabelecendo pessoalmente alvos, objectivos e empenha-se arduamente para alcança-los dentro dos prazos definidos.

Mais, importa realçar que o empresariado sendo actividade desenvolvida pelo empresário, não é acção limitada a nenhuma classe, comunidade ou religião. Não existe barreira de idade, qualquer um pode tornar-se empresário.

Tipos de emprego

As oportunidades de emprego podem ser divididas em dois tipos, a saber: auto-emprego e trabalho por conta de outrem.

Os dois tipos de oportunidades de emprego podem ser subdivididos em duas outras formas que são: o trabalho de escritório e o de operário. O trabalho físico caracteriza a actividade do trabalho do operário, ao passo que trabalho mental define as funções de empregado de escritório.

Uma vez adquiridos conhecimentos através de acções de formação e dependendo da natureza da formação recebida, o individuo reúne condições de trabalhar por conta própria ou por conta de outrem.

Caro(a) estudante, a seguir vamos fazer abordagem das duas formas de emprego que são Emprego por conta própria e emprego por conta de outrem:

Emprego por conta própria

O emprego por conta própria significa enveredar para o sector privado por meio de recursos próprios com vista a montar o nosso próprio negócio. Este poderá variar entre o negócio de uma única pessoa e um negócio de grande envergadura que empregue muita gente. Quando se opta pelo emprego por conta própria, não existe qualquer garantia de sucesso. Contudo, este tipo de empreendimento pode revelar-se bastante compensador seja em termos de satisfação profissional, seja de rendimentos.

Emprego por conta de outrem

O emprego por conta de outrem implica trabalhar para outra pessoa, empresa, governo, organização não governamental, igreja, etc., e é remunerado sob a forma de salário numa base periódica. Em qualquer tipo de emprego pode-se encontrar o trabalho de escritório (trabalho baseado no conhecimento) e as funções de operário, que requerem o trabalho manual ou a utilização de esforço físico para executar as tarefas a serem empreendidas.

Um Empresário é uma pessoa capaz de ver e avaliar oportunidades de negócios no seu próprio ambiente, reunir os recursos necessários e utilizá-los para montar um negócio devidamente identificado e geri-lo com êxito. Os empresários são pessoas com grande motivação e criatividade. Lutam constantemente para alcançar o sucesso, utilizando o seu próprio esforço e tiram vantagens de quaisquer resultados que obtenham.

Do mesmo modo, assumem a responsabilidade por quaisquer sucessos ou fracassos resultantes das suas iniciativas ou negócios.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários