Oportunidades e escolha de carreiras profissionais

Nas lições anteriores, aprendemos que existem muitas oportunidades de trabalho na sociedade. Uma vez que um indivíduo não pode desempenhá-las todas ao mesmo tempo, isto significa que ele ou ela tem de escolher e especializar-se numa ou nalgumas delas.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

• Explicar o que é uma carreira profissional;
  • Identificar diferentes opções de carreiras profissionais disponíveis e em perspectiva.
  • Avaliar as suas potencialidades e relacioná-las com possíveis carreiras a escolher na vida.

Significado de carreira

A carreira profissional corresponde à actividade em que as pessoas se envolvem por razões de sobrevivência e ou para atingir os seus objectivos. Refere-se, também, ao que queremos ser, no futuro, por exemplo, tornarmo-nos homens de negócios, médicos, advogados, etc.

Possíveis oportunidades de carreira

O Quadro 1 indica exemplos de possíveis oportunidades de carreira profissional que um indivíduo pode escolher.

Quadro 1: Exemplos de possíveis oportunidades de carreira

Sector

Oportunidades de carreira

Existem vários tipos de professores assim como tipos de

instituições que funcionam nos diferentes níveis de ensino.

Pode-se, portanto, decidir ser professor de qualquer nível de ensino.

Saúde

As diferentes profissões existentes no sector da saúde abrangem médicos, enfermeiras, parteiras, técnicos e assistentes de laboratórios, farmacêuticos, distribuidores de medicamentos, dentistas, técnicos de radiologia, etc.

Segurança

As oportunidades de carreira neste domínio incluem a marinha, a polícia, prisões e empresas privadas de segurança.

Lei (Justiça)

Aqui, as diferentes oportunidades de carreira disponíveis são advogados, magistrados, juízes, promotores públicos, etc.

Hotéis e turismo

As oportunidades de carreira compreendem a gestão em front office, divisão de espaços, operações, marketing, engenheiros, chefes, agentes de viagens, emissão de bilhetes, caixas, guias turísticos, guarda-florestal, etc.

Comércio e indústria

Este sector tem também uma grande variedade de oportunidades de carreira, nomeadamente, gestores, contabilistas, secretárias, funcionários bancários, engenheiros, etc.

As oportunidades de carreira nesta área incluem:

• Locutores
  • Jornalistas
  • Repórteres
  • Operadores de câmara da TV
  • Impressores e engenheiros
  • Compositores, editores e designers de layout
  • Editores e sub-editores.

Construção

Em complemento às obras, existem três áreas principais, a saber:

• Arquitecto, engenheiro, mestre-de-obras, canalizador e Electricista;
  • Empreiteiro;
  • Trabalhadores de construção.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.