Evolução futura do mercado de Emprego

Introdução

A nível mundial, a cada ano que passa há aumento da densidade populacional, o que significa que os governos devem acompanhar esse crescente aumento dos postos de trabalho, aumentando o mercado de emprego. Nesta aula, abordaremos o significado e a evolução futura do mercado de emprego, os mitos e convicções sobre a natureza da evolução do mercado de emprego, os atributos pessoais que conduzem ao sucesso na vida e, ainda, os factores que promovem o estatuto de um indivíduo na sociedade. Isso permitirá ao estudante compreender a metodologia evolutiva do mercado de emprego existente na comunidade.

Objectivos

Ao concluir esta lição você será capaz de:

• Identificar as tendências evolutivas do Mercado de emprego na sua região, em Moçambique e no estrangeiro;
  • Caracterizar as tendências evolutivas do Mercado de emprego na sua região, em Moçambique e no estrangeiro;
  • Avaliar as tendências de emprego na sua região, em Moçambique e no estrangeiro.

Importância da evolução futura do mercado de emprego

Os ministérios, as escolas, os hospitais, as bancas, o comércio, etc, constituem o mercado de emprego. Nos ministérios precisam de funcionários, nas escolas precisam de professores, nos hospitais precisam de enfermeiros e médicos, etc. O aumento destes postos de emprego contribui para a evolução do mercado de emprego.

Evolução do Mercado de Emprego

A mão-de-obra é um factor fundamental da produção e é relativamente específica a um país, mesmo num meio social da globalização. Na globalização ocorre grande mobilidade de recursos da maior parte dos factores de produção, apenas a força de trabalho se mantém relativamente menos móvel.

Contudo, a qualidade e a produtividade da força de trabalho é muitas vezes considerada como sendo insatisfatória. Com efeito, a qualidade e a produtividade da mão-de-obra dependem, em grande medida, de dois factores, entre outros:

• (i) a educação e cultura, e
  • (ii) a nutrição e a qualidade dos serviços de saúde.

O Governo tem facultado vários programas de ensino técnico e de formação profissional visando aliviar o problema do nível de habilidades da força de trabalho. Contudo, estes programas não têm satisfeito as reais necessidades de trabalho no sector formal e informal. Por estas razões dever-se-ia maximizar a capacidade instalada com vista a proporcionar uma maior utilização das instituições provedoras de formação.

Os regulamentos laborais têm como objectivo garantir as condições de emprego e normalidade das relações entre os empregadores e empregados tendo como finalidade o alcance da eficiência e produtividade. Os regulamentos de trabalho são elaborados tendo em vista a necessidade de equilíbrio entre a actividade laboral e os respectivos custos.

Os custos de manutenção de trabalhadores ainda são relativamente mais elevados no País, em comparação com as práticas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). O índice de dificuldade na contratação, assim como os próprios custos de contratação ainda são considerados elevados. Não obstante, as simulações utilizando a Metodologia “Doing Business” indicam que a competitividade do País melhorará relativamente aos países vizinhos quando se implementar a nova lei de trabalho.

Em geral, os principais incentivos para o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento normalmente incluem a disponibilidade de mão-de-obra, a existência de mercado e recursos naturais. Uma vez que a disponibilidade do mercado e os recursos naturais são previamente determinados pelo nível de rendimentos e pelas características geográficas, a mão-de-obra é uma das variáveis que o Governo poderá utilizar em benefício do desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) devido a sua participação na complementaridade de serviços oferecidos nas oportunidades criadas pelos Mega projectos.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 5 de Empreendedorismo: Elaboração de Plano Empresarial. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.