O Estado do Zimbabwe

O Estado do Zimbabwe

O Estado do Zimbabwe constitui um dos exemplos típicos de estados que em Moçambique surgiram e/ou desenvolveram o comércio à longa distância com os árabes, primeiro, e com os portugueses e outras nacionalidades, mais tarde.

O estado do Zimbabwe existiu entre 1250 e 1450. Ele foi um dos primeiros, senão mesmo o primeiro a surgir no território que é hoje Moçambique, se bem que a sua maior parte se localizasse no actual Zimbabwe. A palavra “Zimbabwe” (plural madzimbabwe), significa casa de pedra e a designação “estado do Zimbabwe” advem do facto de as  classes dominantes terem feito rodear as suas habitações por amuralhados de pedra.

Sobre o significado e importância dos madzimbabwe tudo leva a crer que para além da ostentação do poder, eram importantes os instrumentos físicos de domínio de uma classe e sobretudo de protecção. Essas construções eram feitas em zonas altas e rodeadas de construções das populações camponesas. O que sustenta, portanto, este ponto de vista de muitos historiadores.

Como vimos na lição anterior, o estado forma-se tendo como premissas básicas a existência de classes sociais com interesses contrários, o que leva à luta de classes e consequentemente à pertinência de uma força para manter o referido conflito controlável.

No território que é hoje Moçambique, a diferenciação social entre os chefes linhageiros e de clãs e os produtores directos, não apareceu com a prática de comércio com os árabes. Pode-se dizersim que esta actividade deu um impulso importante a este fenómeno que já começava a ganhar espaço nas sociedades bantu e acelerou a sua generalizaçãol.

As populações que habitavam o planalto Zimbabweano eram da cultura Leopards Kopje baseada na agricultura e na mineração em grande escala e viram a sua evolução para um estado centralizado sob o impulso do comércio a longa distância.

Pois bem, a ligação do surgimento do estado do Zimbabwe com comércio com os árabes não quer significar que antes deles não se praticasse comércio entre os bantu, simplesmente nessa altura esta desenvolveu-se de modo a que não prejudicasse aquela que era a actividade principal – a agricultura.

Neste contexto, a mineração, base desse comércio era praticada em períodos que não comprometiam a agricultura.

Portanto, o comércio não criou o estado do Zimbabwe, mas desempenhou um papel importante para a sua edificação. Foi o comércio que alargou o padrão de consumo e aumentouas ambições territoriais dos chefes. Com efeito, a necessidade de quantidades cada vez maiores de ouro para responder às exigências do comércio fez com que os chefes recorressem às anexações e alianças políticas com outras comunidades. Este processo foi visto como de delimitaçõão das fronteiras do estado do Zimbabwe.

O estado do Zimbabwe não era uma unidade geográfico-administrativa contínua, mas sim uma capital com as características já descritas, apenas com vários centros regionais com igual aspecto.

Estado de Zimbábue.
Figura 1: Estado de Zimbábue.

Na capital – Zimbabwe - estava concentrada grande parte do poder político e económico, de acordo com o testemunho dos vestígios arqueológicos aí encontrados. A diferenciação social era bem nítida no estado do Zimbabwe e manifesta-se hoje através da concentração dos bens de prestígio no interior dos amuralhados, enquanto o exterior se encontra repletos de artigos menos valiosos.

Em Moçambique (actual) encontrava-se localizado o Zimbabwe de Manyikeni, a 50 km de Vilankulo, provínvia de Inhambane. Este foi habitado entre 1170/80 e 1610/70. Mais do que centro de uma dinastia, Manyikeni foi, pela sua localização um importante entreposto comercial que controlava a baía de Vilankulo e permitia o rápido escoamento de mercadorias.

A Decadência do Estado do Zimbabwe

No princípio do século XV o estado do zimbabué entrou em declínio na sequência do abandono do grande Zimbabwe pela maioria dos seus habitantes. O abandono de Manyikeni esteve, ao que tudo indica, ligado à implantação político-militar portuguesa em Sofala e na ilha de Moçambique bem como na fragmentação do estado Zimbabwe nos estados Butua e Muenemutapa.

Referências bibliográficas

MINEDH. Módulo 6 de História: Os estados em Moçambique e a Penetração Mercantil Estrangeira. Instituto De Educação Aberta e à Distância (IEDA), Moçambique, s/d.

Comentários