Factores de distribuição da fauna e da flora

Factores de distribuição da fauna e da flora

A distribuição geográfica dos animais está dependente dos mesmos factores que influem na distribuição das plantas. As plantas, por sua vez, condicionam a distribuição dos animais, especialmente dos herbívoros, que delas se alimentam, consequentemente, dos carnívoros que procuram os herbívoros.

Os factores principais são:
  • Climáticos (luz solar, temperatura, humidade).
  • Topográficos (altitude, declive do solo, exposição, etc.).
  • Edáficos (natureza do solo, influência física e química do meio).

a)   Factores climáticos

  • Temperatura
A necessidade de calor é, de modo geral, variável conforme a espécie ao longo do ciclo de Vida. As plantas requerem um óptimo de temperatura compreendido entre um valor mínimo (zero específico ou limiar inferior), abaixo do qual a Vida se torna impossível para elas. Do mesmo modo, há também um limite superior específico, acima do qual a Vida se torna impossível para a espécie. Por isso, as plantas dividem-se em:
  • Megatérmicas – São plantas mais exigentes em calor, isto é, o seu óptimo está entre 20 °C e um pouco mais como a maioria das espécies da floresta.
  • Microtérmicas – São as espécies menos exigentes em calor; o seu óptimo é próximo dos 0 °C, por exemplo, as coníferas da taiga.
  • Hequistotérmicas – São espécies vegetais adaptadas aos climas de frio rigoroso quase sempre abaixo dos zero graus.
  • Mesotérmicas – São plantas que melhor se adaptam, quer ao calor do Verão, quer aos Invernos frios dos climas temperados; o seu óptimo é cerca de 15 °C.
  • Euritérmicas – São plantas que suportam grandes amplitudes térmicas e estão adaptadas ao frio e a altas temperaturas. Perdem a folha na época fria como defesa; outras possuem folhas largas e grandes a fim de aumentarem a evaporação na época quente, provocando uma diminuição da temperatura.

  • Humidade

A humidade permite a fotossíntese e a dissolução dos sais minerais.
Em relação as necessidades em humidade, as plantas dividem-se em: higrófilashidrófilastropófilasxerófilas e halófitas.

Higrófilas - São plantas muito exigentes à água; vivem permanentemente em meio aquático (algas).
Hidrófilas – São plantas muito exigentes à água, vivem em ambientes muito húmidos na superfície terrestre, no clima equatorial ou à beira dos rios (arroz).
Tropófilas – Estão compreendidas entre as higrófilas e as xerófilas, isto é, aquelas que se adaptam a um período húmido e a um período seco, espécies dos climas temperados ou tropicais; perdem a folha na estação seca.
Xerófilas – Espécies vegetais dos climas com estação seca ou desértica. Desenvolvem-se em ambiente de pouca água.
Halófitas - Espécies dos climas temperados ou tropicais que vivem em meios salgados, especialmente junto ao mar, ou sob influência das marés: avicênia, coqueiro, etc.
Perdem a folha na estação seca.

  • Luz solar

Todas as plantas com clorofila precisam de luz para realizar a fotossíntese, mas as espécies não têm as mesmas exigências em luz solar; há um óptimo para cada espécie que se adapta a um determinado grau de luminosidade, nesta base distinguem-se dois tipos de plantas:
  • Heliófitas: as mais exigentes em luz, como o girassol.
  • Esquisiáfitas: as que desenvolvem todo o seu ciclo apenas com alguma luz ou na sombra, como é o caso das hortícolas.

  • Vento

O vento desempenha um papel importante na dispersão das plantas. E no transporte de pólen, ajudando a fecundação.

Devido à agitação das folhas, o vento vai renovando o ar húmido substituindo-o por mais seco, activando a transpiração, e disseminando, as sementes.

b)   Factores topográficos

O relevo do solo é o principal agente responsável pelas condições locais em que vivem os vegetais terrestres. Durante parte do ano, as encostas umbrias apenas recebem luz difusa ao passo que as soalheiras são frequentemente banhadas por luz solar directa. A exposição das encostas tem uma influência extraordinária na cobertura vegetal, quer devido às diferenças de temperatura, quer as precipitações atmosféricas, assim como ao predomínio dos ventos e à intensidade da luz.

c)   Factores edáficos

As plantas procuram substâncias minerais para a sobrevivência; segundo este critério podem ser agrupadas em:
  • Calcícolas – As que preferem terrenos de calcário.
  • Calcífugas – As que vivem em terrenos ricos em cloreto de sódio.
  • Halófitas – As que preferem solos ricos em sais de potássio enquanto que as plantas de solos ricos em proteínas se designam nitrófilas.
A combinação dos vários elementos: (temperatura, pressão, humidade, precipitação, vento) em períodos curtos constitui o tempo e, em longos períodos o clima. A classificação climática abrange os aspectos ligados à temperatura, precipitação e vegetação. A distribuição da fauna e da flora não é uniforme e é condicionada pelos factores climáticos, edáficos e topográficos.



Bibliografia
WILSON, Felisberto. G11 - Geografia 11ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários