Morfologia (origem e caracterísica), Formas de relevo de Moçambique

Morfologia

Morfologia - estudo da configuração e estrutura externa da Terra. É o estudo do relevo.

Origem e características

O relevo actual de Moçambique formou-se a partir da acção de numerosos fenómenos endógenos, principalmente o vulcanismo, e de processos exógenos, como a acção do vento, mar, rios, chuvas e outros.

Observando o esquema acima é fácil constatar que o relevo do nosso país se apresenta em forma de escadaria, de Leste a Oeste; partindo da superfície mais baixa, a planície litoral, passando pelos planaltos, parte intermédia, culminando no degrau superior, as montanhas. Em certos locais formam-se depressões representadas por vales de rios, lagos e pântanos.

Assim, constata-se que Moçambique possui quatro zonas de altitude:
  • As planícies costeiras, até 200 metros de altitude que representam 44% do território.
  • Os planaltos médios, entre 200 e 600 metros - 17% do território.
  • Os altos planaltos, entre 600 e 1000 metros - 25% do território.
  • As zonas montanhosas com mais de 1000 metros de altitude.

Formas de relevo de Moçambique

Planície litoral

A planície litoral constitui cerca de 44% do território nacional; ela desenvolve-se ao longo da costa e forma uma faixa estreita entre a foz dos rios Rovuma e Zambeze. Na região sul do rio Save, a planície alarga-se, ocupando a quase totalidade da área - é a chamada Grande Planície Litoral.

Toda esta faixa litoral tem características altitudinais homogéneas, não apresentando depressões ou elevações pronunciadas. Na planície distinguem-se altitudes que variam entre os 0 e os 100 metros, junto do litoral, e entre os 100 e os 200 metros, mais para o interior,

É comum destacar, ao longo dos vales dos principais rios, depressões de acumulação (ou planícies de inundação), nomeadamente:
  • A planicie do Incomáti
  • A planície do Limpopo
  • A planície do Save
  • A planície do Búzi
  • A planície do Lúrio.
A planície litoral é constituída por formações sedimentares – trata-se de dunas recentes por vezes desmanteladas pela erosão.

Planaltos

Em Moçambique, os planaltos ocorrem em superfícies aplanadas cujas altitudes variam entre os 200 e os 1000 metros. Este tipo de relevo ocorre principalmente nas regiões centro e norte do país, sobretudo nas províncias de Niassa, Nampula, Tete, Zambézia e Manica, constituíndo o Planalto Moçambicano.
Desenvolvem-se no país duas superfícies planálticas: os planaltos médios (com altitudes que variam entre os 200 e os 600 metros) e os altiplanaltos (com altitudes superiores a 600 metros).
A principal característica do Planalto Moçambicano é a ocorrência de «inselbergs», montes residuais de altitudes variáveis.

Os principais planaltos de Moçambique são:
  • Planalto Moçambicano - ocorre nas províncias de Zambézia e Nampula. As suas altitudes variam entre os 500 e os 1000 metros.
  • Planalto de Mueda - na província de Cabo Delgado.
  • Planalto de Lichinga - província do Niassa.
  • Planalto de Marávia e Planalto de Angónia - província de Tete.
  • Planalto de Chimoio - província de Manica.

Montanhas

As montanhas representam formas de relevo com altitudes superiores 1000 metros. Formam faixas não contínuas, isoladas, constituindo apenas 5% do território nacional. As superfícies montanhosas localizam-se principalmente nas províncias de Niassa, Zambézia, Tete e Manica.
As formações montanhosas, em geral, localizam-se nas regiões fronteiriças e apresentam-se de uma forma mais ou menos dispersa.

Do norte a sul distinguem-se as seguintes formações montanhosas:
  • A cadeia Maniamba-Amaramba - localizada na província do Niassa. A serra Jéci é o ponto mais elevado da província, com 1836 metros;
  • As formações Chire-Namúli - localizadas na província da Zambézia. As principais elevações desta província são o monte Namúli (2419 metros) e a serra Inago (1807 metros).
  • A escarpa de Manica - localizada na província com o mesmo nome, nesta formação encontram-se: o Monte Binga - situado no maciço de Chimanimani, é o ponto mais elevado do país, com 2436 metros.
  • A cordilheira de Chimanimani - constitui um gigantesco maciço rectangular de 35 quilômetros de comprimento e 8 a 10 quilômetros de largura. Estende-se ao longo da fronteira com o Zimbabwe.
  • A cadeia dos Libombos - localiza-se na parte ocidental das províncias de Gaza e Maputo. Alberga os montes Libombos, representados por dois alinhamentos montanhosos paralelos de cerca de 900 quilômetros de comprimento e 30 quilômetros de largura, no máximo; é a continuação da cadeia de Drakensberg, da África do Sul. A maior altitude da área é o monte M'ponduine, com 809 metros, no distrito da Namaacha.

NONJOLO, Luís Agostinho; ISMAEL, Abdul Ismael. G10 - Geografia 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.