Movimento de queda livre

 Movimento de queda livre

Uma folha de papel cai mais lentamente do que uma pedra. Isto acontece porque, a folha de papel é sustentada pelo ar, enquanto que a pedra cai livremente, sem que o ar ofereça resistência.

Galileu Galilei, físico italiano, observando a queda de várias esferas do alto da Torre de Pisa concluiu que:

  • Corpos em queda, sob acção exclusiva da gravidade, terão a mesma aceleração independentemente das suas massas: dois corpos de massas diferentes abandonados (v0 = 0) da mesma altura, chegarão ao solo ao mesmo tempo, desde que a resistência do ar seja desprezível.
  • A aceleração dos corpos em queda é a aceleração da gravidade local, que nas proximidades da Terra tem um valor constante de aproximadamente 9,8 m/s2: isto significa que a velocidade de um corpo em queda livre aumenta 9,8 m/s em cada segundo. Sendo assim, o movimento da queda livre é uniformemente acelerado.

Fig. 4.14: Corpo em queda livre.

Se tivermos um corpo que é abandonado do repouso, ou seja, com velocidade inicial igual a zero, a função horária dos espaços pode ser reduzida seguinte equação:

Assim, o tempo de queda de um corpo será calculada pela expressão:

Como movimento de queda livre é uniformemente acelerado, com velocidade inicial nula, a velocidade da queda será dada pela expressão:

v(t) = g t

Gráficos da queda livre

Sendo a queda livre um MUA, os seus gráficos são semelhantes aos deste movimento:

Figura 4.14: Gráficos da queda livre: A – aceleração; B – velocidade; C – espaço.

 

Bibliografia

MENESES, João Paulo. F10 - Física 10ª Classe. Texto Editores, Maputo, 2017.

Comentários