Expansão espanhola e as suas rotas

Expansão espanhola

A Espanha foi o segundo país a expandir-se pelo mundo fora, depois de Portugal. Entre as motivações da expansão espanhola podem-se mencionar:

  • A centralização política;
  • A formação de um grande império conquistando territórios no então designado Ultramar.

Rotas da expansão espanhola

A expansão espanhola iniciou-se em 1492, tendo como principal objectivo descobrir o caminho marítimo para a India, seguindo para ocidente do Oceano Atlântico. A missão de chegar à Índia, navegando para Ocidente, foi com um plano traçado por Cristóvão Colombo, que depois de apresentado e rejeitado pelo rei português D. João II, Cristóvão Colombo, foi ter com os reis católicos de Espanha, Fernando e D. Isabel que não só aceitaram como também financiaram a sua viagem.

Cristóvão Colombo partiu de Espanha, em 1492, rumo ao Ocidente e, chegado å América, acreditou ter alcançado a India; por isso chamou índios aos habitantes locais.

Depois de Colombo, outras expedições espanholas América permitiram a Espanha edificar na América um grande império, que se estendia desde o rio Mississipi até ponta Meridional do continente americano excluindo o Brasil, onde já estavam Portugueses.

Fig. 27 – Locais de fixação espanhola na América

A expansão espanhola no continente americano teve várias consequências:

  • Destruição das civilizações americanas (Maia, Inca e Azteca).
  • Pilhagem dos recursos minerais: ouro e prata, fazendo de Espanha o estado mais poderoso da Europa, na segunda metade de século XVI.

Contradições entre Portugal e Espanha

A entrada de Espanha na expansão provocou contradições entre este pais e Portugal, devido às disputas pelo controlo do comércio. Na tentativa de encontrar uma solução para as disputas os dois países iniciaram conversações que culminaram com o Tratado de Tordesilhas.

Este acordo foi assinado em 1494 e determinava que o mundo deveria ser dividido em duas partes por meio de uma linha imaginária, ficando as terras descobertas ou a descobrir a Oriente dessa linha pertencentes a Portugal, e as que estivessem a Ocidente, pertencentes a Espanha.

Fig. 28 – Divisão do mundo pelo Tratado de Tordesilhas
Fig. 28 – Divisão do mundo pelo Tratado de Tordesilhas

Bibliografia

Sumbane, Salvador Agostinho. H9 - História 9ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo: 2017.

Comentários